Início Entrevistas Entrevista: Luciano Ximu, diretor-presidente do Vitória FA

Entrevista: Luciano Ximu, diretor-presidente do Vitória FA

Na primeira parte, Luciano fala sobre a temporada 2015 e as perspectivas para o ano que vem sobre mando de campo e parceria com o Vitória

591

Diretor-Presidente do Vitória FA, Luciano de Araújo, conhecido como Ximu, conversou com o Arena e nos contou sobre a parceria com o Vitória, os projetos para 2016 e o crescimento do futebol americano por aqui. Confira na entrevista em duas partes:

Arena Rubro-Negra: Ximu, qual seu cargo dentro do Vitória FA e que funções você exerce?

Luciano Ximu: Eu sou Diretor-Presidente do Vitória FA desde o final de 2014 e exerço basicamente a função de gestor da equipe, o que na gestão esportiva atual é chamado de “General Manager”. Esta função é diretamente relacionada à elaboração e execução do plano estratégico da equipe fora de campo com o objetivo de suprir as necessidades do time como um todo. Assim, comissão técnica e jogadores tem o suporte necessário para dar o melhor nos treinamentos e jogos.

ARNQue balanço você faz da temporada 2015 e quais as perspectivas para 2016?

Ximu: Em um ponto de vista mais macro, a temporada 2015 foi muito boa para o Vitória FA, podemos dizer que foi um ano de consolidação do esporte e do time no estado.

Após um 2014 tumultuado que teve a desistência das equipes baianas no campeonato regional, Eu e a diretoria atual assumimos o que sobrava dos antigos times em um processo de fusão árduo e complicado devido à rivalidade existente entre eles, bem como a descrença dos jogadores, parceiros e veículos de comunicação. Porém, nós acreditávamos no potencial dos jogadores e tínhamos certeza que com um mínimo de organização e motivação o novo time poderia ir longe.

Felizmente, com um “trabalho de formiga” muito sério, a diretoria ganhou credibilidade e a confiança do grupo, o que refletiu em bons resultados dentro de campo, fortalecendo a imagem do esporte na Bahia e consolidando o time como uma das principais equipes do Nordeste.

ARNNos últimos anos, houve a tentativa de jogar em Pituaçu. Essa intenção segue para 2016?

Ximu: Como você mencionou, este é um sonho antigo do Futebol Americano da Bahia. Pode até soar estranho, mas infelizmente nunca tivemos uma partida oficial de Futebol Americano em Salvador, sendo todas as partidas até então realizada nas cidades da região metropolitana ou do interior. Hoje o futebol americano no Brasil já se utiliza das arenas construídas para Copa do Mundo FIFA de 2014 na realização de partidas oficiais, tendo como exemplo as finais regionais acontecidas no último mês de Novembro na Arena Pernambuco e Arena Pantanal, o que adicionou um público pagante de 6 mil e 15 mil pessoas, respectivamente. 

Entendemos que está na hora de Salvador receber jogos de Futebol Americano, proporcionando lazer a sua população e potencializando ainda mais o esporte, nessa que é a terceira capital mais populosa do país. Mais do que nunca, com a consolidação do esporte em nível estadual e nacional, nós queremos e estamos trabalhando para viabilizar o Pituaçu ou o Barradão para partidas de futebol americano em 2015

ARNA parceria com o Vitória permanece? Como ela funciona?

Ximu: Sim, a parceria com EC Vitória permanece e está em pleno processo de melhoria. Esta parceria vem desde 2013, porém conforme já mencionei anteriormente o ano de 2014 foi conturbado, o que acabou afetando um pouco os laços da parceria.

Em 2015 a parceria se restringiu a utilização do nome “Vitória FA”, com a utilização do campo do Perônio e visibilidade de matérias no site do clube. Porém, trouxe uma nova perspectiva e fortalecimento da relação. Para 2016, estamos em conversas adiantadas com o clube para inicialmente obter um novo campo de treinamento e trazer ainda mais visibilidade para o clube e o Vitória FA.

Em breve a segunda parte da entrevista


Deixe sua opinião