Início Jogos Análises Aos amigos a calculadora

Aos amigos a calculadora

332

Perder vem se tornando rotina no calendário do Vitória. Os resultados ruins se acumulam, a melhora não aparece e o reflexo disso é a tabela de classificação, que vem mostrando um leão cada dia mais complicado.

O Vitória fechou o primeiro turno com apenas 15 pontos e 3 vitórias. Tem a pior defesa do campeonato, com 27 gols sofridos. O ataque não decepciona tanto, está a frente de outros 8 times, além de empatado com Grêmio e Figueirense, com 17 gols marcados. O aproveitamento de 26,3% é sinal da péssima campanha.

O que a matemática diz?

O departamento de matemática da UFMG calcula anualmente as pontuações para atingir objetivos no Brasileirão. De acordo com os cálculos, um time com 46 pontos tem 0,5% de chance de cair, já com 45 a chance sobe para 2,5%. Já sendo 8% para 44 e 20% para 43. Dessa forma, costuma-se colocar 46 como o número mágico que salva um time da Série B.

Com os 15 atuais, o Vitória precisaria de mais 31 pontos no segundo turno para evitar a queda. São, basicamente, 10 vitórias nos 19 jogos que faltam.

Essa conta, porém, não leva em conta particularidades de cada campeonato. E em 2014 a zona de rebaixamento está pior. Dos 4 integrantes ao final do primeiro turno, apenas um conseguiu vencer nos seus últimos 5 jogos. Foi o Coritiba, 2×0 no próprio Vitória. Ainda tem o Palmeiras, primeiro fora da zona, com apenas uma vitória em 5 jogos. Ou seja, é visível que muita gente vem se esforçando para cair.

Com 31,6% de aproveitamento, o Palmeiras está hoje fora da zona. Caso essa média permaneça até o final, o time paulista se salvaria com 36 ou 37 pontos. Por essa média, a vida do Vitória se torna mais fácil. Seriam necessários 22 pontos, ou 8 vitórias no segundo turno. Antes que alguém fique otimista, vale lembrar que os times da zona sempre ensaiam reações, o que aumentaria essa pontuação de escapar

O que a história diz?

Olhando para o passado, dois anos são importantes para análise. 2013, o ano da grande arrancada do segundo turno é a esperança de muitos torcedores. Porém, ano passado o leão terminou o turno com 23 pontos, 8 a mais em relação a 2014. Sob o comando de Ney Franco, foram 36 pontos no returno, quantidade que também seria suficiente para 2014

Em 2010, ano do último rebaixamento, o Vitória terminou o turno fora da zona, com 22 pontos. No segundo turno, o crescimento dos rivais deixou o leão para trás, que ainda teve a chance de se salvar com uma pontuação baixa. Aquele também foi um ano de poucas vitórias, apenas 9. O aproveitamento foi de 36,8%, superior ao Palmeiras de 2014, que nem na zona está.

Para os lanternas, porém, a notícia nunca é boa. Nos pontos corridos, apenas duas vezes um time que terminou o turno na lanterna se salvou. O Goiás de 2003 e o São Caetano de 2004. Porém, esses campeonatos eram de 23 rodadas por turno, não 19. Logo, mais tempo para recuperação. Além disso, o São Caetano perdeu 23 pontos em 2004, terminando na lanterna apenas por esse detalhe.

Para terminar com uma “boa” notícia, o Vitória é o melhor lanterna desde 2008, considerando o final do turno. Naquele ano, o Ipatinga era o lanterninha com 16 pontos. De lá pra cá, nenhum lanterna teve os 15 pontos do Vitória hoje.

E para se salvar?

A resposta é simples: ganhar. O Barradão não vem sendo o caldeirão de sempre e o Vitória tem a pior campanha de mandante, apenas uma vitória e 6 pontos. É preciso voltar a vencer em casa e pontuar fora. É preciso acreditar que Ney Franco conseguirá a campanha de 2013. Mais que isso, é preciso acreditar em milagres


Deixe sua opinião