Início Jogos Análises Atualizando a calculadora contra o rebaixamento

Atualizando a calculadora contra o rebaixamento

244

A primeira metade do segundo turno se foi, portanto é hora de atualizar as contas contra o rebaixamento, essa disputa que acompanhará o Vitória até a 38ª rodada.

As coisas melhoraram se a comparação for feita com o final do primeiro turno O leão terminou os jogos de ida com 15 pontos e aproveitamento de 26,3%. Agora, nove jogos depois, são 31 pontos e 36,9%. A pontuação do primeiro turno foi alcançada em quase metade dos jogos do returno.

Voltar a vencer em casa foi fundamental. De apenas uma vitória no primeiro turno inteiro, o Vitória venceu Inter, Fluminense e Botafogo no Barradão, além da vitória no clássico, sendo mandante mas jogando em campo neutro. O empate contra o Goiás quebrou o 100% em casa no returno. Fora de casa os resultados não vieram: derrotas contra Atlético Paranaense, Palmeiras e Atlético Mineiro impediram uma reação maior. O triunfo veio contra o Sport, suficiente para tirar o leão da zona do rebaixamento por enquanto.

Classificação do returno anima

Considerando apenas os jogos de volta, o leão divide a segunda posição com o Internacional, com 16 pontos e um aproveitamento de 59,26%. Projetando esse aproveitamento para o resto do segundo turno, seriam 33 pontos apenas nos jogos de volta, que somados aos 15 do primeiro turno, renderiam 48 pontos, pontuação suficiente para salvar o time do descenso

O que a matemática diz?

O departamento de matemática da UFMG, mesma fonte utilizada na pesquisa do primeiro turno, coloca o Vitória com 43,3% de chances de cair, a frente apenas dos 4 times que estão na zona atualmente. Já pelos cálculos da pontuação fixa, um time com 46 pontos tem 0,5% de chance de cair, já com 45 a chance sobe para 2,5%. Já sendo 8% para 44 e 20% para 43. Dessa forma, costuma-se colocar 46 como o número da salvação.

Como tem 31 hoje, o Vitória precisaria de mais 15 pontos, ou 5 vitórias nos 10 jogos restantes para escapar do rebaixamento.

Buscando uma conta adaptada ao atual campeonato, temos o primeiro rebaixado com 35,7% e o primeiro fora da zona, justamente o Vitória, com 36,9%. Projetando esse aproveitamento até o final do campeonato, o primeiro rebaixado terminaria com 40 pontos.

Assim, seriam necessários 42 pontos para permanecer na Série A. Com os 31 de hoje, seriam mais 11, ou 4 vitórias nos 10 jogos restantes

A reta final

Dos 10 jogos restantes, o Vitória tem muitos confrontos diretos, o que é uma oportunidade de ouro para definir sua vida na Série A sem depender de resultados de concorrentes: Cruzeiro (C), Corinthians (F), Criciúma (C), Grêmio (F), São Paulo (C), Chapecoense (F), Coritiba (C), Figueirense (F), Flamengo (F), Santos (C)

É o momento de acreditar e estar junto do time para vencer o pesadelo de voltar para a Série B.


Deixe sua opinião