Início Outros esportes Basquete Em uma final recheada de emoção, Universo/Vitória deixa escapar título

Em uma final recheada de emoção, Universo/Vitória deixa escapar título

Com o quarto período fenomenal, comandado por Chris Hayes, os rubro-negros levaram o jogo para prorrogação mas por três pontos, perderam o título

358
Foto: Jéssica Santana / Universo/Vitória

Um jogo daqueles que merecem ser gravados, vistos e mostrados em aulas e palestras de como reagir perante uma situação praticamente consolidada. O Universo/Vitória fez quase o inalcançável: após estar atrás por 25 pontos, os rubro-negros buscaram o empate contra o UniCEUB/Brasília, foram para a prorrogação mas, por três pontos, o título não ficou em Salvador.

Na noite desta terça-feira (25), o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras foi palco da final da primeira edição da Copa Universo de Basquete, torneio de pré-temporada que contou, além dos anfitriões, com Minas Tênis Clube, Banrisul/Caxias e UniCEUB/Brasília.

Com todas as equipes se enfrentando, a final foi disputada pelos baianos e candangos, invictos na competição. O UniCEUB/Brasília mostrou porque é tricampeão do NBB, dominando os três primeiros períodos e colocando uma confortável vantagem de 25 pontos. Mas no último quarto, o Universo/Vitória mostrou que vem forte pra essa temporada e conseguiu empatar a partida levando para a prorrogação.

Com o susto, o UniCEUB/Brasília voltou mais ligado na prorrogação, mas embalado e com o ânimo em alta, o Universo/Vitória estava em cima. Porém, o time comandado pelo ala-pivô da Seleção Brasileira Guilherme Giovanonni, conseguiu manter a liderança e acabou conquistando o torneio por apenas três pontos. O destaque da partida foi o norte-americano Chris Hayes, ala-pivô que chegou nessa temporada, anotando 21 pontos e sendo o cestinha da partida.

O torneio de pré-temporada, iniciativa do Universo/Vitória é de suma importância para treinar e entrosar o time, principalmente para os rubro-negros que vem com uma equipe totalmente diferente da temporada passada. E o comandante Régis Marrelli, com exclusividade para o Arena Rubro-Negra, salientou isso:

“A pré-temporada é importante principalmente para o segundo turno do NBB, você não sente tanto no ínicio mas conforme vai jogando, conforme vai passando, a tendência de um time que não foi muito bem preparado é cair, então aconteceu muito [na temporada passada]. Então a gente tá bem preparado, bem treinado, tá correndo tudo bem.”.

Agora o time se concentra e foca para a estreia da nova temporada do NBB, começando já fora de casa quando irá para São Paulo enfrentar o Pinheiros, no dia 7 de novembro às 18h30 (horário de Salvador). No primeiro turno, o Universo/Vitória fará mais jogos fora do que em casa. O primeiro adversário em Salvador será justamente o UniCEUB/Brasília, no dia 15 de novembro. Antes, enfrenta o Rio Claro dia 9 de novembro.


Deixe sua opinião