Início Colunas Memórias do Leão 1951… o primeiro BaVi na Fonte Nova

1951… o primeiro BaVi na Fonte Nova

77

No ano de 1951, se deu o primeiro o primeiro clássico BaVi, realizado no Estádio Octávio Mangabeira, conhecido popularmente como Fonte Nova. O Vitória saiu vencedor pelo placar de 3 a 1 no noviço estádio. O jogo marcou o 63° confronto entre rubro-negros e tricolores, o primeiro de muitos na Fonte e o 8° clássico na década de 50.

 No dia 24 de junho – um domingo -, os portões foram abertos ás 11h para o clássico. O Bahia precisava ganhar para se manter no certame que valia o título do primeiro turno. O Vitória precisava somente vencer pra levar a taça. Um dos maiores artilheiros rubro-negros, com mais de 140 tentos marcados, Juvenal fez história ao balançar as redes duas vezes contra o rival.

Juvenal ao lado de Viana (Antonio). (Acervo de Galdino Silva)

 “Jegue Alemão”, que viria a ser campeão baiano com o Leão da Barra em 1953, marcou dois dos gols do triunfo. Porém, não foi de forma tão rápida que o rubro-negro esteve a frente do placar. O primeiro tempo terminou 1 a 1 na Fonte Nova com Juvenal balançando as redes pro decano, enquanto Zé Hugo – que fazia dupla de ataque com Isaltino – marcou pro rival.

Tombinho marcou o último gol do Leão na partida.

Os gols do triunfo vieram na segunda etapa. Juvenal deixou novamente sua marca ao atingir a meta de Lessa pela segunda vez no embate. Também campeão baiano em 1953, o atacante Tombinho assinalou o último tento da partida. Graças a eficiência de Jayme Viana, conhecido nos gramados com Bengalinha. Com o 3 a 1 no placar o Vitória saiu vencedor, e este foi o primeiro de cinco jogos que o Bahia ficaria sem vencer o rubro-negro.


Deixe sua opinião