Pela partida de volta das oitavas de finais da Copa Sul-americana, o Vitória encarou o Atlético Nacional, no Barradão. A partida terminou em triunfo colombiano por 1 a 0. E como o duelo de ida, na Colômbia, ficou empatada em 2 a 2, o resultado elimina o Leão da competição continental.
Com o empate, o Vitória dá adeus à Sul-americana. O Nacional segue na competição, e irá encarar o César Vallejo, do Peru.
O JOGO
A partida foi marcada por um início dominante do Vitória, que tinha maior controle da posse de bola e foi quem armou os primeiros lances ofensivos da partida.
O primeiro lance de perigo da partida aconteceu dos pés de Richarlyson. O volante invadiu a área adversária, mas foi travado na hora do chute. No rebote, a bola que cairía nos pés de Edno, também foi afastada pela defesa colombiana.
Aos dez minutos, o arqueiro argentino do Atlético Nacional fez sua primeira defesa, em escanteio cobrado por Edno. Na sequência do lance, a bola ainda sobrou para Marcinho, que chutou forte, mas sem a direção do gol.
JOGO MORNO
O Nacional finalizou, pela primeira vez, apenas aos 25 minutos. Após cobrança de falta, o defensor Carlos Bocanegra cabeceou para fora.
Apesar de ter maior posse de bola, o Vitória tinha dificuldades para invadir a defesa adversária e, com isso, pouco finalizou durante o primeiro tempo.
QUASE, DINEI!
Nos final da etapa inicial, as equipes tiveram suas melhoras chances. Aos 44, Dinei recebeu passe de Vínicius – que driblou marcador pela direita e cruzou na área – mas, na pequena área, o camisa 9 parou em defesa do adversária. No minuto seguinte, o Nacional foi ao ataque e finalizou duas vezes, porém em ambas parou no zagueiro Kadu.
SEGUNDO TEMPO
Na etapa complementar, o Nacional de Medelín voltou a campo com uma postura mais ofensiva, buscando o gol que poderia lhe dar a classificação. Por outro lado, o time rubro-negro seguia tendo maior posse de bola, mas voltava a ter problemas na criação de jogadas.
NACIONAL CRESCE E SAI NA FRENTE
Com a presença de seus dois principais jogadores em campo, o Nacional passou a agredir o Vitória em mais oportunidades, como aos 11 e aos 17 minutos, em chutes de Bocanegra e Guisao. No primeiro lance, a bola tomou o caminho da linha de fundo. No segundo, Gatito defendeu.
Melhor na partida, o Nacional não demoraria para abrir o placar, aos 24 minutos. Após escanteio, Nájera cabeceou no travessão. A bola sobrou para Bocanegra, que chutou e colocou o time da Colômbia em vantagem.
Atrás do marcador e dando adeus à competição, o Vitória passou a pressionar o time adversário no final da partida. Aos 38, Nino Paraíba aproveitou cruzamento na área e cabeceou pelo lado esquerdo do gol defendido por Armani.
Polêmica! Aos 39 minutos, o Leão chegou a balançar as redes, em forte chute de Dinei. Porém, a arbitragem assinalou impedimento.
Nos minutos finais, o Vitória buscou o jogo aéreo em tentativas desesperadas de empatar o jogo, mas sem sucesso.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 0X1 ATLÉTICO NACIONAL
Competição: Copa Sul-americana – Oitavas de Finais – Jogo de volta
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data e Hora: 16/10/2014, às: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Diego Abal (ARG), auxiliado pelos compatriotas Hernan Maidana e Diego Bonfa.
Cartões Amarelos: Marcinho (VIT); Nájera, Bernal e Mejía (ATL)
Cartões Vermelhos: –
Gol: Carlos Bocanegra (ATL)
Vitória: Gatito Fernández, Nino Paraíba, Kadu, Roger Carvalho e Mansur. Luiz Gustavo (William Henrique), Richarlyson (Marcos Jr.) e Marcinho (Luis Aguiar); Edno, Dinei e Vinícius. Técnico: Ney Franco.
Atlético Nacional-COL: Armani, Nájera, Henriquez e Murillo; Bocanegra, Bernao, Guisao, Cárdenas e Farid Díaz. Luis Ruiz e Copete. Técnico: Juan Carlos Osorio.
Foto: Futebol Interior