Início Colunas Editorial Descanse em paz, Juba

Descanse em paz, Juba

531

Um dos grandes rubro-negros nos deixou no último domingo. Hermes Campelo Leiro Júnior, o querido Juba Leiro, encerrou sua batalha de doze anos contra o câncer. Uma luta corajosa, como diz aquela música: “Ele foi um guerreiro que sozinho matou mil” — embora Juba jamais tenha estado realmente sozinho.

Juba foi meu companheiro em um projeto lá da era jurássica do YouTube rubro-negro. Eu, ele, André Luciano e Reinaldo Oliveira formamos a Resenha Rubro-Negra. E tudo o que hoje é padrão nas lives, a gente já fazia em 2012. Não havia câmeras. Era o som que conduzia as resenhas — sempre bem-humoradas, sempre com conteúdo.

Juba tinha um poder de análise afiado e um senso de humor ímpar. O projeto seguiu durante aquela temporada, mas acabou por falta de tempo. E foi justamente essa correria que nos afastou. Talvez um dos meus erros. De longe, acompanhei sua luta, a formação da sua família, sua caminhada.

A última informação que tive foi por meio de seu primo, João Leiro, também criador de conteúdo — mas do Bahia. Ontem recebi a notícia de sua partida. E então, os bons momentos vieram como uma explosão na cabeça. Por vezes, perdemos tempo com besteiras, discussões e não entendemos que a vida é curta e passageira.

Juba jamais será esquecido. Descanse em paz, meu amigo. Que Deus conforte os seus familiares.


Deixe sua opinião