
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) oficializou o formato de disputa do Campeonato Baiano de 2026, que será iniciado no dia 10 de janeiro e finalizado em 7 ou 8 de março. A principal mudança está na fase final: semifinais e final serão definidas em jogo único, sem partidas de ida e volta, por redução de datas proposta pela CBF.
Na primeira fase, os dez clubes se enfrentam entre si no sistema de pontos corridos, com jogos apenas de ida. Serão nove rodadas. Os quatro primeiros avançam para a semifinal e os dois últimos serão rebaixados para a Série B do Baianão em 2027.
A fase semifinal também será disputada em jogo único. Os quatro classificados formarão dois confrontos: o primeiro colocado enfrenta o quarto, enquanto o segundo joga contra o terceiro. Os duelos serão realizados na casa dos times de melhor campanha geral. Em caso de empate nos 90 minutos, a vaga será definida nos pênaltis.
Os vencedores da semifinal fazem a final, também em partida única, com mando de campo para a equipe de melhor campanha ao longo da competição. Assim como na semifinal, empate leva a decisão para os pênaltis.
Devido à mudança para jogos únicos nas semifinais e na final, os clubes decidiram — por unanimidade — que as rendas dessas partidas serão divididas entre os dois envolvidos, após a dedução dos custos operacionais.
Além da definição do formato de disputa, a FBF detalhou os critérios para vagas em competições nacionais e regionais:
– Copa do Brasil 2027: campeão, vice e terceiro colocado garantem vaga. A quarta vaga ficará com o vencedor da Copa Governador ou outra competição estadual prevista para 2026; se ela não ocorrer, a vaga vai para o quarto colocado do Baianão.
– Brasileirão Série D 2027: as vagas serão destinadas aos três melhores colocados que não disputarem outras séries nacionais.
– Copa do Nordeste 2027: campeão e vice terão vaga garantida. A terceira vaga da Bahia será para o clube melhor posicionado no Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2026. Pela regra da CBF, clubes que estiverem na Libertadores ou na Sul-Americana não podem disputar a Copa do Nordeste.
A FBF também definiu requisitos mínimos para estádios. Para a primeira fase e semifinal, a capacidade mínima exigida é de 1.900 torcedores sentados. Para a final, o estádio precisa ter mínimo de 4 mil lugares. Uma comissão formada por FBF, Bahia, Vitória, Jacuipense, Juazeirense e Porto foi criada para avaliar condições de gramado e cobrar melhorias.
A tecnologia do árbitro de vídeo (VAR) está confirmada nos jogos da semifinal, na final e em todos os Ba-Vis. A FBF também assumirá o custo das taxas de arbitragem em toda a competição.
O Campeonato Baiano 2026 terá nove rodadas na primeira fase, e uma rodada na semifinal e outra na final, totalizando 11 datas.
            
	






