Início Notícias Impedimento semiautomático não será usado no início do Brasileiro

Impedimento semiautomático não será usado no início do Brasileiro

70
CBF confirma uso do VAR na fase final da Serie C0326432100202408301536 scaled 1
CBF confirma uso do VAR na fase final da Serie C0326432100202408301536 scaled 1

A CBF não utilizará o impedimento semiautomático na rodada inaugural do Campeonato Brasileiro de 2026, apesar do anúncio prévio sobre a adoção da tecnologia.

O sistema foi anunciado pelo presidente da CBF, Samir Xaud, para o início da competição, que começa em dez dias, mas o processo de implantação ainda não foi concluído. Há pendências relacionadas às vistorias nos estádios e ao trâmite de importação dos equipamentos.

A operação envolve centenas de celulares por rodada, além da instalação completa da infraestrutura necessária em 27 estádios da Série A. Até o momento, não há data definida para o início do funcionamento da tecnologia.

Atualmente, 16 estádios já passaram por vistoria: Maracanã, Neo Química Arena, MorumBis, Mineirão, Arena MRV, Arena Fonte Nova, Arena Barueri, Barradão, Nilton Santos, São Januário, Ligga Arena, Couto Pereira, Cícero de Souza Marques, Vila Belmiro, Beira-Rio e Arena do Grêmio.

Outros estádios ainda serão visitados, entre eles Arena Condá, Baenão, Maião e Allianz Parque. O planejamento da CBF também prevê a realização de jogos-teste antes da liberação definitiva do sistema. Na última semana, equipes técnicas realizaram vistorias em estádios de Porto Alegre.

A CBF informou que a tecnologia só será colocada em operação quando for possível atender simultaneamente aos dez jogos de cada rodada do campeonato. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal O Globo.

Em nota, o presidente do grupo de trabalho da arbitragem da CBF, Netto Góes, afirmou que o sistema será ativado apenas após a conclusão de todos os testes previstos.

Além do Campeonato Brasileiro da Série A de 2026, o impedimento semiautomático também será utilizado na Copa do Brasil, restrito aos 27 estádios cadastrados e vistoriados para a implantação da tecnologia.


Deixe sua opinião