A boa maré do Rubro-Negro baiano deve enfrentar mais uma tempestade nessa série B. O Vitória que só perdeu dois jogos na competição, para o líder Criciúma em Santa Catarina e para o Goiás em um jogo onde o Leão sofreu um apagão e uma virada inacreditável no Serra Dourada, tem agora contra o São Caetano um novo combate de peso.
A equipe do ABC Paulista não é lá esse bicho de sete cabeças em campo; o próprio Leão já desbancou adversários mais temidos como o Atlético-PR. O monstro do embate de hoje está mesmo nos números: são 12 confrontos entre São Caetano x Vitória, sendo dois empates e apenas dois triunfos do time baiano. Ou seja, o Azulão venceu o Rubro-Negro em 8 oportunidades, sendo a última delas uma virada em pleno Barradão lotado, nos últimos minutos de um jogo válido pela penúltima rodada da Série B de 2011, onde o Vitória dependia daquele triunfo para carimbar o acesso de volta para a primeira divisão do futebol nacional.
O lateral Nino Paraíba (Foto) foi um dos atletas que estavam em campo naquela partida. Além dele o zagueiro Gabriel Paulista e o atacante Neto Baiano.
Trauma? – Não é isso que passa pela cabeça dos jogadores da equipe baiana. Concentrados, os atletas prometem manter o bom ritmo que tem garantido a segunda colocação na tabela e a caça constante ao líder Criciúma. Em campo eles terão como incentivo a despedida do artilheiro do Brasil na temporada 2012, Neto Baiano, que está de partida para o futebol japonês. Empolgado, o atacante está com fome de gols e sede de vingança, já que ele esteve em campo e presenciou a tragédia do ano passado. O técnico Paulo César Carpegiane contará com o retorno do zagueiro Gabriel Paulista que cumpriu suspensão na última partida e deve voltar a ser improvisado na lateral esquerda. Outra confirmação é a do meia Leílson que saiu lesionado do último jogo mas já está recuperado. Deola garantiu a camisa 1 do Leão e vai fechar o gol lá atrás. A provável escalação da equipe será Deola, Nino, Dankler, Victor Ramos e Gabriel Paulista; Uéliton, Michel, Pedro Ken e Leílson; Marquinhos e Neto Baiano.
Adversário – O São Caetano vem em crescente na competição. Recém-chegada ao G-4, o time do ABC Paulista já marcou 25 pontos na competição e encontra-se em briga constante com o Goiás, quinto colocado e com a mesma pontuação do Azulão, e o América-MG terceiro com um ponto a mais.
Sabendo disso o técnico Sérgio Guedes precisa conter o Leão baiano. Para isso ele conta com os atacantes Geovane ou Leandrão para formar dupla de ataque com Somália, já que Danielzinho foi expulso no último jogo. O ASA foi a única equipe a bater o São Caetano no Anacleto Campanella nesta série B, ainda na primeira rodada.
Campeonato Brasileiro Série B 2012 – 14ª rodada
São Caetano x Vitória
Terça-feira, 30 de julho, às 21h50
Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano (SP)
Arbitragem de Anderson Daronco (CBF/RS), assistido por João L Monteiro de Souza Jr. (CBF/RS) e José A Chaves Franco Filho (CBF/RS)
Escalações:
São Caetano: Fábio (Luiz); Samuel Xavier, Eli Sabiá, Gabriel e Diego Corrêa; Augusto Recife, Moradei, Éder e Aílton; Geovane e Somália. Técnico: Sérgio Guedes.
Vitória: Deola; Nino Paraíba, Dankler, Victor Ramos e Gabriel Paulista; Uelliton, Michel, Pedro Ken e Leílson; Marquinhos e Neto Baiano. Técnico: Paulo César Carpegiani.
Imagem: Felipe Oliveira / EC Vitória / Divulgação