São 16 equipes, as mais tradicionais do Nordeste. O campeonato, que hoje dá vaga na Copa Sul-Americana para o detentor do título, suscita diversas partidas e clássicos da região nordestina. O brilho seria apenas as belas jogadas, os jogos “bem” vencidos, a alegria de cada ponto conquistado e fase avançada e, por fim, a alegria e entusiasmo do plantel campeão. Seria apenas isto se não fosse a ideia de um grupo de rubro-negras que decidiu trazer para o gramado do Barradão a energia, motivação e sincronismo do Cheerleading, o esporte que é responsável por causar momentos brilhantes de dança, ginástica artística, habilidade e sincronia nos intervalos das partidas de futebol, basquete e demais esportes. No Brasil, conhecido como “animação de torcida”, e tendo como suas componentes o nome de “animadoras de torcida”, a modalidade é para poucos clubes importantes das principais divisões do país.
O Vitória é um dos poucos no Nordeste a receber o esporte. E nada mais especial que colocar a novidade no jogo Vitória x ASA, pela terceira rodada do Nordestão 2013, partida na qual, inclusive, o Leão confirmou sua liderança no grupo C e marcou uma das melhores campanhas na competição até então.
Barrancos e mais barrancos não foram o suficiente para que as Leoas da Barra, grupo no momento composto originalmente por 11 garotas, virasse apenas um projeto de adolescentes. A partida de hoje foi o início para o grupo, que sofreu com burocracias por parte da diretoria do clube e da Federação Baiana de Futebol devido a presença de menores de idade na equipe. E quem foi ao Barradão pôde ser presenteado com a primeira apresentação das meninas. No caso, Carol Matos, Leila Feitosa, Mariana Santana, Savitri Ramaiana, Tarsila Sena, Vanessa Rocha e Vanessa Torquato foram as beldades leoninas que fizeram a alegria dos pouco mais de 4 mil espectadores no Manoel Barradas.
Com tanta beleza e placar favorável, fica difícil assim o torcedor sair do estádio reclamando da atuação apagada de algumas peças do elenco. Quanto brilho no Barradão!
Foto: Divulgação