Já se passaram cinco clássicos no ano, sendo três vitórias do Rubro-Negro e dois empates. Se apenas o retrospecto em BaVis fosse uma motivo a mais para Bahia e Vitória entrarem em campo nesta quarta-feira (09), às 21h, na Arena Fonte Nova, buscando a recuperação e a estabilidade do campeonato, para o tricolor, e a manutenção da hegemonia no ano e a busca pelo G-4, para o Leão, outros aperitivos fazem desta partida entre as duas equipes a mais importante do ano.
Durante a semana, jogadores de Bahia e Vitória procuraram não fazer deste BaVi apenas mais um duelo entre as agremiações. Feijão, volante do Bahia, foi o primeiro a rivalizar. Em entrevista coletiva, o cria da base tricolor afirmou ter “nojo e ódio” do Leão, declarações que não foram bem aceitas no Barradão. Já Michel, titular da equipe na partida de logo mais, tratou de responder às ofensas do garoto. “Se ele tem ódio do Vitória tem que guardar para ele. Ninguém sabe o dia de amanhã. Temos que ter respeito ao profissional. Uma declaração desse tipo pode resultar em uma guerra em campo com entrada dura, até quebrar a perna e pode prejudicar ele”, afirmou o camisa cinco leonino. Ex-jogador do Rubro-Negro baiano, o atacante Neto Baiano também fez questão de “cutucar” os atletas do Fazendão. “Ele (Feijão) tem nojo do Vitória porque o primeiro jogo dele como profissional levou logo de 7. Até dá ânsia mesmo”, disse Neto Baiano.
Provocações à parte, o duelo desta noite vale muito mais do que uma simples gozação. Do lado do Leão, o objetivo é se aproximar cada vez mais do grupo dos quatros melhores da competição. Para chegar ao objetivo, o técnico Ney Franco terá que mexer mais uma vez na equipe. Suspensos pelo terceiro cartão amarelo, Escudero e Ayrton não poderão entrar em campo, dando lugar assim a Leílson e Michel, deslocando Luiz Gustavo para a ala direita. No Bahia, a principal ausência fica para o zagueiro Titi, que dará a posição a Rafael Donato. A notícia boa para o técnico Critovão Borges fica para a volta do meia Helder e do atacante Wallyson, que retornam ao time após cumprir suspensão automática na última rodada.
Entrega total é o discurso
Sem nenhuma experiência em clássicos BaVi, Luiz Gustavo, volante, mas que jogará na lateral-direita, diz não conhecer muito sobre o adversário. “Como eu disse no começo: cheguei aqui para ajudar o grupo. Para mim tanto faz e estou à disposição. Joguei minha vida inteira, desde a base, de zagueiro, mas não tenho preferência. Não tenho muita experiência, mas a oportunidade está batendo na porta e tenho que dar o meu melhor”, afirmou o jogador.
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro – 27ª rodada
Estádio Arena Fonte Nova
Data e Horário: 09 de Outubro, às 21h.
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), auxiliado por Rodrigo Pereira Joia e Fabio Pereira.
Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Rafael Donato (Demerson) e Raul; Feijão, Fahel, Hélder e Marquinhos; William Barbio e Fernandão. Téc.: Cristovão Borges.
Vitória: Wilson; Luiz Gustavo, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel, Cáceres, Renato Cajá e Leílson; Marquihos e Dinei. Téc.: Ney Franco.