Mesmo com o Vitória confirmando negociações avançadas pelo meia-atacante Bernardo, lei da CBF impede que o atleta seja repassado do Palmeiras ao clube rubro-negro. O artigo 49 do Regulamento de Competições da Entidade proíbe que um mesmo atleta atue por três clubes diferente no mesmo ano.
A regra da CBF argumenta o seguinte: “Um clube não poderá incluir em sua equipe na mesma temporada um atleta que já tenha atuado por dois outros clubes, em quaisquer das competições coordenadas pela CBF, com exceção das Copas regionais, em consonância com as determinações da FIFA”.
O presidente do Vitória, Carlos Falcão, confirmou que estava fechando com o Bernardo, que está emprestado ao Palmeiras e pertence ao Vasco da Gama. O dirigente garante que a lei da CBF impede a vinda do meia-atacante ao clube rubro-negro, em entrevista para o site Bahia Noticias.
“Estávamos em conversas adiantadas com Bernado. Fizemos uma consulta a CBF e mostrou que ele já tinha atuado em duas competições nacionais. Uma no Vasco na Copa do Brasil e na Série A pelo Palmeiras. Se tivesse jogado apenas o Carioca ou o Paulista, não haveria problema”, diz o dirigente rubro-negro.
No entanto no caso do meia-atacante Bernardo, chegou a atuar pelo Vasco da Gama contra o Rezende, pela Copa do Brasil(competição da CBF) e pelo Palmeiras em três jogos na Série A. Mesmo não completando as sete partidas, pelo Campeonato Brasileiro.
Bernardo, tem 24 anos, é oriundo das categorias de base do Cruzeiro quando surgiu no profissional em 2009, disputou quarenta partidas e marcou apenas cinco gols pelo time mineiro. Já em 2010 foi emprestado para o Goiás, depois voltou ao clube carioca marcando 18 gols em 58 jogos.
Vasco da Gama é dono dos direitos econômicos do atleta até dezembro do ano que vem, o meia Bernardo chega com o passe fixado de compra caso se destaque valor perto de R$ 3,5 milhões. Mesmo valor que o clube carioca investiu quando trouxe o atleta do Cruzeiro.
Foto: Divulgação