Pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Vitória viajou à Santa Catarina buscando voltar a vencer no campeonato, desta vez diante do o Criciúma, na noite deste sábado. A partida foi disputada no Estádio Heriberto Hülse, e terminou em triunfo rubro-negro por 3 a 1.
Com o resultado, o Vitória deixa a zona de rebaixamento, de forma provisória, ficando na 16ª colocação, com 11 pontos, ultrapassando o Bahia, que entra no Z-4. O Criciúma ocupa a 14ª posição, com o mesmo número de pontos, mas vencendo nos critérios de desempate.
Pelo seguimento da Série A, o Leão voltará a campo no próximo sábado (02), diante do Grêmio. A partida está marcada para acontecer no Barradão, às 21h. Na próxima rodada, o Criciúma viajará para encarar o São Paulo no Morumbi.
O JOGO
Para a partida diante do Tigre, Jorginho apostou na estreia do recém-contratado Marcinho, que tomou a vaga na armação das jogadas do time, ocupada do Léo Costa no empate contra o Corinthians. A outra mudança, em relação à equipe que iniciou as partidas das duas rodadas anteriores, foi a entrada de Marcelo no lugar de José Welison, suspenso por três cartões amarelos.
O primeiro tempo iniciou de forma devagar, truncado no meio-campo, e com pouca critiviade ofensiva de ambos os lados. Pelo lado rubro-negro, as jogadas pelas pontas eram o principal trunfo. No entanto, sem sucesso.
O primeiro lance perigoso, e também polêmico, aconteceu para o lado do Leão. Aos 14 minutos, Richarlyson cobrou escanteio e Kadu cabeceou. A bola parou no braço do zagueiro Escudero. Para o árbitro, lance normal.
VITÓRIA SAI NA FRENTE
Após chegar perto de abrir o placar, o Vitória passou a ter a bola por mais tempo, mas seguia tendo nas duas alas o seu principal trunfo na partida, principalmente pelo lado esquerdo, que foi por onde saiu o primeiro gol. Aos 19 minutos, Euller arrancou, e chutou para defesa de Luiz. Na sobra, Dinei passou para Caio, que sem goleiro, apenas cumprimentou para o fundo das redes, colocando o Leão em vantagem.
Aos 29 minutos, o Criciúma chegou perto de igualar a partida novamente, em um lance salvo por Wilson, que defendeu dois chutes consecutivos na pequena área. Na sobra, a zaga afastou para a linha de fundo.
Atrás do marcador, o Tigre se complicou ainda mais com a expulsão do zagueiro argentino Sérgio Escudero, aos 37 minutos, por reclamação. No entanto, apesar da superioridade numérica em campo, o Vitória não voltou a invadir a área adversária no primeiro tempo.
SEGUNDO TEMPO
Já na etapa complementar, o Vitória foi quem teve a primeira finalização. Aos dois minutos, Ayrton cobrou falta próxima à área, e chutou, com perigo, pelo lado direito do gol defendido por Luiz. No minuto seguinte, o Criciúma respondeu com cabeçada de Fábio Ferreira, defendida pelo arqueiro rubro-negro.
Mesmo com um a menos, o Criciúma teve maior controle da posse de bola nos primeiros minutos da etapa final. Porém, chegou com perigo em apenas duas oportunidades. Aos 15, Paulo Baier puxou contra-ataque e passou para Silvinho, que não aproveitou a chance. Quatro minutos depois, a bola sobrou dentro da área após cobrança de falta, e Serginho chutou. Wilson fez grande defesa.
CAIO MARCA SEU SEGUNDO GOL
No entanto, foi o Vitória que chegou com mais perigo e ampliou o marcador. Aos 20 minutos, Marcinho, o estreante da noite, acertou forte chute de longa distância, espalmado para fora por Luiz. Na cobrança de escanteio, Dinei cabeceou para o meio da área e Caio completou, ampliando o triunfo rubro-negro.
NA BOLA, AYRTON!
Com o placar seguro, o Leão passou a marcar no campo do adversário, adminstrando o resultado conquistado. Porém, ainda cabia mais, e foi o que aconteceu. Aos 37 minutos, o árbitro assinalou falta na intermediária. Na cobrança, Ayrton. O lateral-direito acertou mais um de seus fortes chutes, e marcou mais um gol para o Vitória, garantindo o triunfo.
No final da partida, o Criciúma chegou a descontar, com gol de cabeça marcado por Serginho, aproveitando cobrança de escanteio e o “cochilo” da defesa rubro-negra, definindo assim o resultado final do duelo.
Cartão vermelho: Sérgio Escudero (Criciúma).
Gols: Caio (19’ 1ºT – 0x1), (21’ 2ºT – 0x2), Ayrton (37’ 2ºT – 0x3) e Serginho (44’ 2ºT – 1×3)
Foto: Fernando Ribeiro/ Futura Press