O Vitória encerrou a temporada de 2014 com 44% de aproveitamento. O ano é considerado um dos piores da história do rubro-negro, já que o Leão perdeu o Campeonato Baiano para o rival, foi eliminado da Copa do Brasil para o J Malucelli, da Copa do Nordeste para o Ceará e da Copa Sul-Americana para o Atlético Nacional. O clube teve dois treinadores, mas terminou o ano rebaixado para a série B.
Após a quinta colocação no Campeonato Brasileiro em 2013, a torcida do Vitória tinha uma expectativa de um boa temporada em 2014. Porém, logo na Copa do Nordeste, a frustração começou. Após garantir um empate por 1 a 1 em Pituaçu contra o Ceará pelas quartas de finais da Copa do Nordeste, foi goleado por 5 a 1 na capital cearense e acabou eliminado. Em abril, foi a vez de sair da Copa do Brasil, nos pênaltis, para o J. Malucelli ainda na primeira fase.
Antes da eliminação da Copa do Brasil, o Vitória perdeu o Campeonato Baiano para o principal rival sem vencer nenhum clássico. Em 12 jogos no certame estadual, foram 8 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. As duas derrotas foram para o Bahia.
No Campeonato Brasileiro, a situação não melhorou. O Vitória venceu 10 jogos, empatou 8 e foi derrotado 20 vezes. Marcou 37 gols e sofreu 54 tentos, sendo a terceira pior defesa do campeonato. O rebaixamento para a série B veio através de uma derrota para o Santos no Barradão fechando como a 19ª melhor campanha como mandante na série A.