Que o Vitória tem problemas com indisciplina o Arena já mostrou, mas não é apenas nos cartões que o rubro-negro se destaca negativamente. Uma outra estatística preocupante também é liderada pelo rubro-negro: é o time que mais cometeu pênaltis na Série B, são oito no total. Mogi Mirim e Macaé vem em seguida com sete cada um. Os dados são do site footstats
Entre os jogadores, os penaltis estão bem espalhados: Ramon cometeu dois e seis jogadores cometeram um cada – Diogo Mateus, Maracás, Rogério, Pedro Ken, Fernando Miguel e Ednei foram os faltosos.
Três dos oito penaltis resultaram em perda de pontos. O empate do Mogi Mirim no 1×1 fora de casa, o empate do Náutico no jogo que acabou 2×1 para o time pernambucano e o primeiro gol do América-MG na partida que acabou 1×1. Outro gol, o do Mogi Mirim dessa vez na Arena Fonte Nova não tirou pontos do leão pois a partida terminou 4×1.
O saldo só não é pior graças a Fernando Miguel. O paredão já pegou três penaltis nesse campeonato, contra Oeste, Bragantino e ABC. Ainda houve um penalti a favor do Criciúma, cobrado para fora na partida vencida pelo leão por 2×1 no Barradão.
É impossível prever com exatidão quantos pontos perdemos graças aos penaltis já que não apenas uma jogada muda a partida, mas o Vitória poderia estar colado no líder não fossem os pontos perdidos graças a penaltis.
Bônus
O Vitória segue líder nos cartões amarelos: 92 contra 84 do vice-líder Ceará. Nos vermelhos apenas cinco, três atrás do Ceará que lidera essa com oito.
Nas faltas cometidas o leão é o 6º com 445, média de 16,5 por partida, ligeiramente acima da média do campeonato que é de 15,3 faltas por jogo.