Se o clássico BaVi por ele próprio já é cheio de atrativos, o deste domingo (01/05), no Barradão, não será diferente. Pelo contrário, o duelo, que marca a primeira final do Campeonato Baiano de 2016, tem várias pimentas a mais. Vitória e Bahia se enfrentam às 16h.
Quando entrarem em campo, as equipes comandadas Vagner Mancini e Doriva tentarão derrubar tabus e manter alguns deles. Sem perder para o seu maior rival há sete jogos, o Leão quer manter a invencibilidade e retirar o título das mãos do tricolor, que levantou o caneco nos últimos dois certames estaduais. No Fazendão o pensamento é o mesmo. Incomodado com o tempo que tem sem ganhar do rubro-negro – dois anos -, o atual campeão tenta ampliar a vantagem e deixar o troféu em casa.
Se o derby já era polêmico, com as declarações e casos que aconteceram nos últimos meses, principalmente que envolveu o zagueiro Victor Ramos em suposta irregularidade, a situação piorou. Os dois times estão provocados por declarações e situações extracampo.
Para o jogo, Mancini ainda não divulgou a equipe que entra em campo. Diferente do que costuma fazer em compromissos do clube, o comandante desta vez deixou um ar de mistério. No gol Fernando Miguel pode continuar fora, fazendo com que Caique seja titular em mais um BaVi no ano. No meio, Amaral também não está garantido. Caso o pitbull não jogue, a tendência é que Marcelo vá para a partida. No ataque a dúvida é entre Dagoberto e Vander.
O adversário não faz tanto mistério assim. Apesar de não ter treinado em vários dias da semana, Hernane deve ser titular sem maiores problemas. Vai ser o primeiro clássico do “Brocador”. No meio a dúvida fica para Paulo Roberto e Feijão. O primeiro é o favorito. Na zaga, Lucas Fonseca, após duas semanas fora, volta. O tricolor, por ter feito a melhor campanha durante todo Baianão, tem a vantagem de dois resultados iguais.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Baiano (1º jogo da final)
Vitória x Bahia
Local: Barradão, em Salvador
Data e Horário: 1º/05/2015 às 16h
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS) e os assistentes Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Guilherme Dias Camilo (Fifa/-MG)
Vitória: Caíque (Fernando Miguel); José Welison (Norberto), Victor Ramos, Ramon e Diego Renan; Amaral, Willian Farias e Leandro Domingues; Vander (Dagoberto), Marinho e Kieza. Técnico: Vagner Mancini.
Bahia: Marcelo Lomba; Tinga, Lucas Fonseca, Éder e Moisés; Paulo Roberto (Feijão), Danilo Pires, Juninho, Thiago Ribeiro e Edigar Junio; Hernane. Técnico: Doriva.