Início Colunas Visão Tática Vitória 2 x 2 Santa Cruz: Evolução insuficiente, modelo ineficaz

Vitória 2 x 2 Santa Cruz: Evolução insuficiente, modelo ineficaz

0

Como já tinha dito, o técnico de futebol é o responsável por determinar o modelo de jogo. Sendo assim, Mancini está buscando a evolução no sistema de jogo, mas ainda falta muito e o Vitória precisa de mudanças substanciais.

Para enfrentar o Santa, Mancini desenhou o time no 4-1-4-1 com Willian Farias entre as linhas. Além do novo desenho com o time atual, o Vitória se apresentou mais compactado no sistema defensivo. A linha defensiva, outrora quebrada, foi efetivamente uma linha.

O sistema de marcação fez aquilo que é esperado: reduziu os espaços para dificultar o trabalho dos atacantes. Porém, a falta de pressão no portador da bola ainda segue e isso é algo que complica muito. Apesar de negar espaços, a marcação continuando sendo individual por setor.

A outra novidade foi a participação do meia Cardenas. Para qualificar a saída de bola, o camisa 10 recuava para buscar a pelota. Ao contrário dos outros meias, o colombiano prefere iniciar a construção do que recebe de costas. Contudo, é preciso volantes que também tenha bom passe para que o sistema funcione.

Apesar das evoluções, a falta de concentração segue atrapalhando. No primeiro tempo, o Vitória abriu o marcador, mas dormiu e levou o empate. No segundo, o filme se repetiu.

A evolução do time foi positiva, porém insuficiente para pontuar algo necessário neste começo de segundo turno. Faltam 20 jogos para acabar a temporada: vale a pena mudar?

 


Deixe sua opinião

2 COMMENTS

  1. Mudar Mancini não. Gostei do 4-1-4-1, mas coloco na conta de Mancini a derrota. Deixou demais o Santa com a bola, principalmente com as alterações. Vitória poderia ter forçado e ampliado antes de recuar e tentar levar o resultado. Serginho poderia fazer o segundo volante no segundo tempo e não seria má escolha tirar Farias por Marcelo ou, melhor, Amaral, que já rendeu bem entre linhas. Mas Mancini se prova um técnico cagão.

  2. Vande (Dagoberto) e Marinho são atacantes de pontas, e marcam mal. Sinceramente, na prática, era o mesmo 4-3-3 de sempre que ele vem escalando nesse time. Mancini nunca muda esse esquema. E o time sempre cometendo os mesmos erros todo jogo. Está ficando torturante ver esse Vitória jogar esse ano.