Maior campeão da história da Copa do Nordeste, com cinco títulos, o Vitória inicia sua trajetória na Copa do Nordeste 2017 nesta quinta-feira, diante do Sergipe, às 19h (horário de Salvador), no Barradão. A expectativa é grande em busca de mais uma taça. Ao todo, são 12 reforços para o longo ano – segundo clube da Série A que mais se reforçou, atrás somente da Chapecoense.
Das novas contratações do Leão, todos chegam com credencial de primeira divisão. 9 dos 12 reforços disputaram a Série A do Brasileirão no ano passado. Apenas Leandro Salino, Pineda e Pisculichi não participaram da última edição do Brasileiro, pois estavam no exterior. Os demais, sem exceção, atuaram na elite do nosso país.
Com investimento pesado, a expectativa do clube é voltar a conquistar o torneio após sete anos. “A meta é vencer tudo. Estamos trabalhando para isso. A Copa do Nordeste é o pontapé de uma temporada que promete muito. Os reforços chegam credenciados por conquistas anteriores e com fome de vencer aqui”, diz Sinval Vieira, diretor de futebol do Vitória.
Em 2016, o Rubro-Negro não disputou a Copa do Nordeste. A volta à competição que o clube conhece tão bem é promissora e será o pontapé inicial de uma temporada cheia de compromissos: Baiano, Copa do Brasil e Brasileiro.
“Temos que entrar no Baiano para ganhar, temos que entrar na Copa do Nordeste para ganhar. A meta da gente é sempre vencer. No Brasil, somos uma das equipes que mais está contratando, e contratando bem”, analisa o presidente Ivã de Almeida.
O Leão está no grupo E do torneio, ao lado de Sergipe, América-RN e Botafogo-PB. Chama atenção o fato de o Vitória encontrar novamente o América-RN na fase de grupos. Nas últimas quatro edições, em três os clubes se enfrentaram nessa etapa. Nos confrontos, foram três triunfos do Leão, dois empates e uma vitória da equipe potiguar.
Para a estreia
No primeiro jogo oficial da temporada, o treinador Argel escalará a mesma equipe que iniciou o amistoso com o Atlântico, disputado no dia 18 de janeiro. O time entra em campo com: Fernando Miguel; Norberto, Fred, Alan Costa e Geferson; Willian Farias, Uillian Correia, Pisculichi, Gabriel Xavier e David; Kieza. Os demais relacionados você confere aqui.
Fórmula de disputa
São cinco grupos de quatro clubes cada. Na primeira fase, todos jogam contra todos dentro de seus grupos em turno e returno, classificando-se os campeões de cada chave e os três melhores segundos colocados para as oitavas de final.
Nas quartas, começa a valer o sistema de mata-mata, com dois clubes se enfrentando, sem que uma equipe tenha a vantagem de dois empates, até a final. Os times de melhor campanha têm apenas a vantagem de jogar a segunda partida em casa.
A Copa do Nordeste terá a mesma regra da Copa do Brasil: o gol marcado fora de casa será utilizado como critério de desempate.
Os grupos
GRUPO A
Uniclinic, Campinense (PB), Náutico e Santa Cruz (PE)
GRUPO B
Altos (PI), Bahia (BA), Fortaleza (CE) e Moto Club (MA)
GRUPO C
Juazeirense (BA), River (PI), Sampaio Corrêa (MA) e Sport (PE)
GRUPO D
ABC (RN), CRB e CSA (AL) e Itabaiana (SE)
GRUPO E
América (RN), Botafogo (PB), Sergipe (SE) e Vitória
Esse ano torço para que kieza se solte e broque…espero q hj seja um recomeço!!
Fé em k9