Ir ao estádio sem dinheiro e, com apenas um cartão, tomar uma, duas ou três até depois do apito final do juiz. Não é na Europa, mas é quase isso. O sócio-torcedor do Vitória que comparecer ao Barradão no próximo domingo (11) para a partida contra o ABC, pelo Nordestão, vai ter a oportunidade de desfrutar uma novidade que promete facilitar a vida de quem acompanha o Leão da Barra nos jogos. O novo cartão do plano Sou Mais Vitória, lançado neste ano, vai permitir que os associados do clube possam pagar itens dentro do estádio sem utilizar cartões de crédito ou dinheiro.
Batizado de Cashless, o sistema tem como missão diminuir as filas e evitar que rubro-negros e rubro-negras tenham que levar muita coisa nos bolsos e é fruto de negociações envolvendo a empresa FutebolCard e o Bar Casa Dez, parceiras do Vitória. Inicialmente, dois bares serão disponibilizados para o sócio-torcedor no jogo contra o ABC, no domingo, com a promoção ‘2 por 5’ (duas cervejas por R$ 5): um contêiner branco atrás da Camisa 12 e um balcão plotado próximo ao setor ocupado pela Torcida Os Imbatíveis. O torcedor vai colocar o cartão na máquina e fazer o pedido. O cartão é recarregável e permite o sócio evite ter que levar dinheiro para comprar os itens. De acordo com o clube o crédito ficará disponível até o fim da temporada e a iniciativa tem o objetivo de expandir a experiência para além das partidas de futebol, como explica o coordenador do SMV, Marcelo Behrens.
“A carga colocada vai ficar no cartão até o dia 31 de dezembro. Você tem quase uma temporada para consumir o que você colocar no cartão. Vale lembrar que estamos testando essa tecnologia no Barradão, mas a ideia é ampliar para outros eventos. O sócio-torcedor do Vitória vai poder utilizar a carga dele para consumir nos bares de determinados eventos. A ideia é expandir para que os nossos parceiros também utilizem esse benefício”, explicou o gestor ao Arena Rubro-Negra.
A tecnologia só estará disponível aos torcedores que efetuarem a troca para as novas carteirinhas do SMV. Os locais disponíveis para a mudança são a loja oficial do Capemi e o próprio Barradão.
No último jogo dentro de casa, contra o Jacobina, uma série de problemas deixou o setor prevenido para viabilizar a experiência do sócio-torcedor. “Tivemos muitos adultos tentando utilizar carteiras infantis para entrar no estádio. Aproveitaram-se de estarmos com as listas do cartão novo e do cartão antigo, e estavam entrando normalmente. A partir do momento em que tratamos isso, muita gente foi barrada com essa carteirinha. Vamos seguir como era antes: o mascote apresenta a carteira e o catraqueiro vai liberar o acesso somente dele. O torcedor normal não pode utilizar essa carteira. As pessoas que estavam fazendo isso não vão entrar mais assim no estádio”, revela Behrens. Além disso, alguns sócios inadimplentes estão sendo contactados para regularizar as situações junto ao rubro-negro.
Desde a segunda quinzena de dezembro até esta semana, o Vitória contabiliza um aumento de 1.400 sócio-torcedores. Para o coordenador, os números refletem o bom momento vivido pelo clube. “Isso é importante de se levantar, o torcedor está indo a favor do clube, ainda não de forma avassaladora, mas está acompanhando”, declarou.