João Burse assumiu o comando técnico do Vitória após a demissão de Paulo Cézar Carpegiani. Ele tem sua permanência no cargo até o fim do Brasileirão assegurada pelo presidente Ricardo David. Na última sexta-feira (9), Burse concedeu entrevista coletiva na Toca do Leão.
O treinador falou sobre a oportunidade de estar à frente da equipe profissional do Vitória. “É um momento que nós que estamos no futebol esperamos, essa oportunidade. Sabemos da responsabilidade que eu tenho como comandante da equipe, perante todos do Vitória. Estamos preparados para fazer o nosso melhor. Seria muito fácil para mim ter negado a situação, estava em um momento ótimo no sub-23. Sou um treinador em início de carreira, mas que não foge dos desafios. Conheço esse grupo, já estive a frente em dois jogos. Sei da capacidade, o quanto estão incomodados em estar nessa situação. Estou à disposição do clube e trabalhando 24 horas focado na busca de tirar o time dessa situação”, disse.
Burse teve a oportunidade de dirigir o Vitória em duas partidas nesta edição do Campeonato Brasileiro — contra Cruzeiro e Grêmio, nas rodadas 17 e 18. Ele falou sobre a experiência anterior e como retorna neste momento. “Todos os dias nós, como profissionais, estamos evoluindo. Não foi diferente comigo. Voltei para o sub-23, alguns atletas também desceram. Estávamos na semifinal quando recebi o novo convite para assumir o profissional. Venho com a mesma motivação, mesmo profissionalismo e mesmo foco em estar dando o melhor e retirando o melhor de cada atleta para que eles possam cumprir os objetivos”.
Sobre seu estilo ofensivo, João Burse garantiu que isso não vai mudar. “Eu sempre jogo para vencer e estou colocando esse DNA para eles para que juntos possamos buscar essa vitória e dar esse primeiro passo nessa retomada”, afirmou.
A respeito da preparação para o clássico, o treinador afirmou que o adversário foi bastante estudado. “A gente está monitorando 24h, estudando, assistindo aos jogos, conversando com a comissão técnica. Sabemos os pontos fortes e fracos deles. Vamos explorar cada situação dessa, nos treinamentos, já está sendo executado. E depois colocar em prática no jogo”.
Durante os treinamentos da semana, várias opções foram testadas por João Burse. Ele confirmou que ainda não há time definido e não deu detalhes para evitar ajudar o Bahia a entender o que será proposto pelo Vitória no domingo. “Temos mais dois treinamentos ainda, não tem nada definido. É um jogo muito importante. Cada detalhe que eu passar aqui pode dar munição ao adversário. As trocas que fiz durante o trabalho foram para entender o sistema como eu jogo, como eu marco. Para que todos possam entender. A hora que tomar a decisão todos saibam com o marcar, como defender e como atacar”, comentou o treinador.
Vitória e Bahia se enfrentam no domingo (11), às 16h, no Barradão, pela 33ª rodada do Brasileirão 2018. O rubro-negro baiano tem 34 pontos e ocupa a 17ª posição.