O desempenho foi abaixo do esperado, mas a classificação veio. Com 7 empates em 8 jogos disputados na fase inicial da Copa do Nordeste, o Vitória avançou às quartas de final. Esse “fato novo” pode servir como um importante aspecto emocional ao elenco para que o time melhore na continuidade da temporada.
Ao menos é esse o pensamento do treinador Cláudio Tencati. Na entrevista coletiva após o empate em 1×1 com o Náutico no último sábado (30), o comandante rubro-negro falou sobre as consequências positivas que a classificação pode trazer. “Na minha opinião, pode somar muito. Temos que entender que o empate foi importante para a classificação. Queríamos ganhar o jogo, propomos isso já no início do jogo, não à toa que saímos com o placar a frente. Os jogadores estavam com autoestima baixa. Hoje não tem mais isso. Pode perceber pelo jogo em si. As atitudes foram diferentes. Claro que tem que evoluir. A classificação foi importante”, disse.
Cláudio Tencati relembrou quando conquistou o título paranaense com o Londrina em 2014 e vivenciou situação semelhante à do Vitória na Copa do Nordeste deste ano. “Eu tive a felicidade de ser campeão com o Londrina, 22 anos que não tinha um título paranaense, classificando com a última vaga. Eliminamos Coritiba e Atlético no mata-mata. Futebol, a partir do momento que te dá chance, você pode mudar o quadro. Agora temos essa chance. O campeonato é outro. Então, acredito que podemos fazer um grande jogo contra o Fortaleza e na sequência pensar em título”.
Em jogo único, o Vitória encara o Fortaleza nas quartas de final da Copa do Nordeste. A partida será no estádio Castelão, em Fortaleza (CE). A data ainda será definida pela CBF.