Engatinhando no mundo jornalístico, vivendo com entusiasmo a expectativa de acompanhar bastidores e reportar com precisão e qualidade as notícias ao torcedor. Era esse o meu sentimento quando o fundador e ex-diretor-presidente do Arena Rubro-Negra, Ítalo Oliveira, me convidou para fazer parte do que hoje é o maior e mais competente site de notícias sobre o Esporte Clube Vitória. Eu mal sabia que estava sendo convidado para um outro olhar no mundo do futebol.
Os meus primeiros textos para o público foi no Arena (como é carinhosamente chamado pelos rubro-negros). O convite veio por meio da maior rede social da época: o Orkut! Sem pestanejar aceitei e comecei a escrever no até então Blogspot. Com reuniões semanais e sempre regadas de descontração eu era moldado no jornalismo que hoje é a minha profissão. O Arena me ensinou muito. Sem medo de errar posso dizer que a minha principal escola no dia a dia de entrevistas, notícias e coberturas de eventos (jogos, no caso do Arena), esta Casa foi a melhor faculdade que eu pude ter.
Por meio do Arena Rubro-Negra eu pude participar do primeiro jogo da Itaipava Arena Fonte Nova, participei das coberturas, in loco, do 7 x 3, 5 x 1, lançamentos de uniformes, entre outros eventos ligados ao clube que eu, como um mero torcedor de bancada, nunca sonharia participar.
Graças também ao Arena que hoje eu olho o futebol e o Leão da Barra de forma diferente. Sim, claro que acompanhando os bastidores de um clube perdemos muito da fantasia e ganhamos o desgosto de situações que não deveriam existir no meio do futebol, mas aumentamos a paixão e amor pelo clube que escolhemos torcer. Ficamos mais íntimos e tiramos qualquer dúvida sobre o amor ao time do peito.
Hoje, quando este veiculo faz 10 anos, por questões profissionais e pessoais me encontro afastado das atividades diárias que os colegas do site ajudam a manter com maestria, mas acredito que logo terei a oportunidade de respirar os ares do conhecimento que este veículo proporciona. Além de desejar ao Arena Rubro-Negra um parabéns pelos 10 anos de idade, posso dizer também um obrigado por ter me mostrado um outro olhar sobre o mundo do futebol.
André Reis é jornalista, ex-repórter e colunista do Arena Rubro-Negra