Início Colunas Memórias do Leão Coutinho… O Gênio da Área

Coutinho… O Gênio da Área

10

Quando em 1968 o Vitória resolveu investir em nomes de peso, um dos craques que acabou vindo para o escrete rubro-negro foi ninguém menos que Coutinho, craque santista que nos anos anteriores fizera um trio de ataque fulminante junto de Pelé e Pepe. Além disso, o atleta, campeão mundial em 1962 viera como grande promessa, mas não vingou de tal forma. Outros nomes de peso que o clube contratou neste ano foram: Orlandinho, também do Santos e Canhoto, do Bangu.
 Nascido na cidade de Piracicaba-SP em 11 de junho de 1943, Antônio Wilson Vieira Honório marcou seu primeiro gol no futebol em 1956, no Estádio Roberto Gomes Pedrosa, em sua cidade natal. Jogava desde a adolescência no XV de Piracicaba. Foi levado pelo olheiro Luis Alonso, o Lula, ao Santos e de lá despontou no esporte bretão jogando junto do Rei Pelé, de Pepe, Pagão, dentre outros.

 Foi após conquistar muito prestígio e renome no cenário futebolístico brasileiro que Coutinho veio parar no Esporte Clube Vitória, equipe que fora seu segundo time profissional. A contratação ousada por parte do time baiano não rendera bons frutos, pois o “Pé de Vidro” já estava em pé-de-braque desde 1966 quando começara a conviver com problemas físicos, o que encurtou a sua carreira.

 Nesse estado, estreou pelo Vitória no dia 01 de maio de 1968, jogo contra o São Cristovão-BA, válido pelo Campeonato Baiano. Com gol do próprio Coutinho, de Tinho e Édson o Leão goleou o adversário por 3 a 0, mas este seria seu único tento com a camisa rubro-negra, nos doze jogos disputados.

 Nessa época o Vitória treinava no campo da Marinha e lá podia-se ver Coutinho não demonstrando o mesmo futebol de outrora. Foi devido a essas limitações que o treinador Otonei Veloso o afastou para que pudesse perder oito quilos. No final das contas, a promessa de um ataque infante pro Leão acabou indo por água abaixo e o jogador foi transferido para a Portuguesa em 1969. Se aposentaria aos 30 anos pelo Saad em 1973.

Faleceu em 11 de março de 2019, aos 75 anos, na cidade Santos (SP).


Deixe sua opinião