A temporada 2019 não foi nada positiva para o Vitória. O rubro-negro baiano não conquistou títulos com seu time principal, as finanças do clube ficaram cada vez mias comprometidas, tivemos uma necessária troca de presidente e, claro, os resultados em campo foram desastrosos.
Relembre, nesta primeira parte da retrospectiva, os piores momentos do Leão da Barra no ano.
Eliminação na Copa do Brasil
O desempenho do Vitória em 2019 já dava indícios que seria tenebroso logo no início do ano. Em 13 de fevereiro, o rubro-negro foi derrotado por 2×0 pelo Moto Club e eliminado na primeira fase da Copa do Brasil. O mais marcante foi o treinador Marcelo Chamusca relativizar a eliminação e achar que as críticas eram “como se tivesse caído uma bomba” no clube.
Eliminação no Campeonato Baiano
Pouco mais de um mês depois da eliminação na Copa do Brasil, a segunda tragédia. Em 17 de março, um simples empate garantia o Vitória na próxima fase do Campeonato Baiano. Mas o rubro-negro perdeu, em casa, para o Fluminense de Feira por 2×0. A equipe de Feira já não tinha chances de classificação. O resultado culminou na demissão do treinador Marcelo Chamusca.
Trocas e mais trocas de treinadores
O Vitória teve cinco treinadores na temporada. Marcelo Chamusca, Cláudio Tencati, Osmar Loss, Carlos Amadeu e Geninho. Muitos técnicos no mesmo ano sempre significa desempenho ruim dentro dos gramados. Demorou uma eternidade até chegar alguém mais experiente para tomas as rédeas da situação. A constante troca de treinadores, ainda que necessária, refletiu o que foi o ano do Leão da Barra.
A péssima Série B do Leão
Quem imaginaria que o Vitória brigaria para não cair em 2019? O rubro-negro era um dos candidatos ao acesso, mas em momento algum esteve na briga para subir. O desempenho na Série B foi tão fraco que o Leão jamais ficou acima do 10º lugar nas 38 rodadas. A permanência foi um alívio ao torcedor, mas no geral, o que o Vitória fez nessa Série B foi lamentável.
Ter a Fonte Nova como mando de campo
Sem dúvidas, o maior erro da atual gestão de Paulo Carneiro. Foram meses de negociação, uma novela chata de acompanhar tanto para a torcida, quanto para a imprensa. Apenas três jogos disputados com uma derrota e dois empates. O público abaixo do esperado resultou em prejuízo financeiro e a quebra do acordo para jogar na Arena Fonte Nova.
Para você, quais foram os piores momentos do Vitória na temporada 2019?