Início Colunas Diário de Bordo É permitido ter esperança

É permitido ter esperança

10

Vitória 0x0 Fortaleza na estreia da Copa do Nordeste mostra que é possível esperar um ano mais próspero. Um empate que mostra sinais positivos nas 4 linhas.

***

#01
Vitória 0x0 Fortaleza
Barradão, 25 de janeiro de 2020
1° rodada da Copa do Nordeste

***

A estreia da equipe principal do Vitória na temporada 2020 era potencialmente perigosa. De cara, no Barradão, enfrentaria o melhor nordestino do Brasileiro 2019 e atual campeão da Copa do Nordeste. Seria uma prova de fogo.

Na cabeça da torcida, muitos esforços sendo empregados. Esforço em esquecer o último encontro contra os cearenses; esforço em mobilizar associação de novos torcedores, apesar dos recorrentes muitos problemas de tratamento da diretoria com relação à torcida; esforço em permanecer esperançoso com o começo.

Porque paciência nunca foi muito o forte do torcedor de time nenhum, que dirá do rubro-negro. Quantos da base já vimos se despedir de Canabrava rumo a qualquer lugar e em outra querência desabrochar pro grande jogador que era?

O começo de temporada, muito além dos resultados em si, diz muito sobre o que esperar do ano. Depois do primeiro embate, o torcedor sorri um tanto aliviado: é permitido ter esperança.

Falemos de sinais.

Vimos nas estreias uma estrutura tática semelhante no Sub-23 e no time principal. Isto significa integração de métodos e uma transição mais fácil para quem sobe.

No campo de jogo, uma equipe bem articulada anulou o Fortaleza. Perdeu chances importantes, foi ameaçada poucas vezes. Mostrou solidez e organização.

Está nesta última frase a chave que distancia 2020 totalmente do ano passado.

Solidez nos últimos anos foi eventual, inconstante. Organização, bem, desde 2013 não se sabia muito bem o que era isso.

Oscilações de desempenho são certezas em todo início de trabalho. Veremos jogadores fazendo partidas muito ruins para na sequência serem os melhores do mundo. Alguns destes de agora sequer chegarão ao fim do ano ainda vestindo o manto sagrado do Vitória. Natural.

Assim, fechemos momentaneamente os olhos para as individualidades e foquemos no coletivo. E nem precisa garimpar tanto esforço pra encontrar motivos para acreditar que este ano, dentro das quatro linhas, será melhor.

***

O “Diário de Bordo” é uma série que também está sendo publicada em parceria com o Papo de Galo, acompanhando a equipe principal do Vitória em 2020. Acompanhe com a gente!

***

Crédito da foto: Pietro Carpi/ECV


Deixe sua opinião