Ao longo dos 13 anos que completamos neste primeiro dia de abril de 2022, nunca estivemos tão preocupados com o Vitória.
Este site foi criado em 2009, num momento em que o Leão firmava seu retorno ao grupo dos vinte times que disputam a primeira divisão do futebol nacional. Era o segundo ano consecutivo na Série A depois do pesadelo vivido nos rebaixamentos à Série B (2004) e Série C (2005). Não esperávamos viver esse pesadelo novamente.
Nem todos os atuais membros deste Arena Rubro-Negra tinham idade suficiente para entender os fatores que nos levaram àquele inferno. Mas a maioria sentiu aquela dor. E não esperava sentir novamente.
Pouco depois do primeiro aniversário este site já noticiava a campanha vitoriosa que levou o Vitória à final da Copa do Brasil. Três anos depois a equipe não conseguia se conter com a real possibilidade de classificação à Libertadores e alardeava a todos o cantos que o Leão da Barra alcançou a melhor posição de um clube nordestino na Série A.
Noticiamos e comemoramos cinco títulos do Campeonato Baiano e um da Copa do Nordeste. E aliviados comemoramos também dois acessos de retorno à Série A – o último em 2015. Depois dele, nos acostumamos a comemorar permanênicias, brigas contra o rebaixamento. Até que voltamos a viver um pesadelo.
Parte considerável desse pesadelo se resume em um número que, contraditoriamente, foi importantíssimo para a maturidade do trabalho desenvolvido pela nossa equipe: o Arena noticiou a eleição de cinco presidentes e a posse de outros cinco que não foram votados – diretamente – para o cargo.
Nunca estivemos tão preocupados com o Vitória porque desde que nos entendemos como torcedores jamais vivemos uma sequência tão absurda de situações vexatórias como as que os gestores têm nos proporcionado nos últimos cinco anos.
É complicado assumir que neste treze anos noticiamos mais decepções que conquistas. A geração que compõe esta equipe não admite a naturalização do vexame. Dada a nossa dedicação e a dedicação cada vez maior de todos os rubro-negros, merecemos mais.
Nós, da equipe do Arena Rubro-Negra, nos apegamos a nossa história de paixão e resistência para nos orgulhar por mais um ano de um trabalho feito por torcedores do Vitória para torcedores do Vitória. É no retorno que temos de vocês, nossos leitores, a quem homenageamos e agradecemos imensamente, e na paixão interminável que sentimos pelo Leão da Barra que encontramos estímulo para continuar.
Vida longa ao Arena, que atualmente é feito por:
Heider Mota Leonardo Santiago
Marcelo Góis Ramon Davi
Diogo Lima Mateus Barbuda
Rafael Barreto Iago Damasceno
Victor de Freitas Pilar Andrade
Mário Pinho Yves Martinez
Milton Filho Andrey Oliveira