Início Colunas Memórias do Leão 2006… o acesso para a Série B

2006… o acesso para a Série B

7

Martírio rubro-negro na atualidade, a participação na Série C também foi um dilema do Vitória no ano de 2006. Após a queda ocorrida em 2005, o Leão entrou no ano seguinte, precisava se realocar na segunda divisão brasileira, em uma época em que a ‘terceirona’ era considerado o limbo do futebol nacional.

Com 64 clubes participantes, a Série C de 2006 classificava apenas quatro equipes para a próxima divisão. O Vitória, que começara o ano perdendo a chance de uma conquista de pentacampeão baiano, após perder para o Colo-Colo de Ilhéus na final estadual, colocou os pés no lugar para conquistar o sonhado acesso.

O Rubro-Negro encarou uma primeira fase contra o Pirambu-SE, Ipitanga-BA e Coruripe-SE e fez 11 pontos nos seis primeiros jogos, tendo Índio como principal goleador. Na segunda fase, bastou as quatro vitórias em seis jogos contra o Ferroviário-CE, Confiança-SE e Porto-PE, já com o meia Leandro Domingues entre os destaques, para conseguir chegar a terceira fase. Foram novamente 11 pontos em seis partidas, contra Treze-PB, River-PI e Tuna Luso-PA. A ida para o octagonal se deu com uma goleada memorável em 3 a 0 contra o time paraense, com gols marcados por Bida, Mendes e Preto Casagrande.

Índio foi um dos destaques do Vitória na Série C e anotou 13 gols com a camisa rubro-negra. (Foto: Márcio Costa e Silva/Correio)

O Leão derrotou o Brasil-RS e o Treze nos dois primeiros jogos do octagonal, mas sofreu três derrotas por 2 a 1 em seguida para o Ipatinga-MG, Grêmio Barueri-SP e para o Bahia. A reviravolta porém, começou justamente no jogo seguinte contra o rival. No estádio Joia da Princesa, Leandro Domingues e Jorge Henrique marcaram os gols que decidiu o BaVi em 2 a 1. Logo depois, foram quatro vitórias emplacadas pelo Vitória, que garantiu o acesso após a goleada em 4 a 0 sobre o Ferroviário no Barradão.

A campanha se encerrou com o clube na 2° colocação da competição. A derrota em 6 a 0 para o Criciúma no penúltimo jogo impediu o título. O time catarinense acabou subindo campeão, mas o Rubro-Negro ainda encerrou a Série C com chave de ouro com um 2 a 0 sobre o Brasil-RS, com dois gols de Índio.

Interessado em saber mais sobre a história rubro-negra? Adquira o livro Memórias do Esporte Clube Vitória! Entre em contato via @memoriasdoecvitoria no Instragram e @MemoriasDoECV no Twitter.


Deixe sua opinião