Conhecido por revelar grandes talentos no futebol brasileiro, a base do Vitória não vive os seus melhores dias. A equipe fracassou na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Não marcou nenhum gol e perdeu os três jogos da fase de grupos, contra Paraná, Aster e Ska Brasil.
Mas alguns fatos contribuem para o tamanho do vexame da base. Durante a preparação, os atletas não tiveram condições de treinar no gramado do Barradão. Segundo apurou a reportagem do Arena Rubro-Negra, os jogadores passaram a treinar a beira do gramado e só na última semana foram ao Parque de Pituaçu para treinamentos.
Ás vésperas do torneio, o técnico do sub-20, Alexandre Grasseli, também foi demitido pela diretoria e o assistente técnico, Adolfo Teles, assumiu a equipe interinamente. Para completar, há rumores de rachas entre os próprios jogadores que não foram sanados durante o torneio. Tudo isso resultou na péssima campanha no time rubro-negro e nas críticas dentro e fora do clube. Inclusive, existe uma corrente de diretores do Vitória que querem a dispensa de todos os atletas do sub-20 e ascensão do sub-17 para o lugar. Resta saber como o clube vai se comportar após o vexame da fábrica de talentos, que é um dos maiores patrimônios do Leão.