Se 2013 foi muito bom para os comandados de Ney Franco, deixando a expectativa para 2014 na torcida, o mesmo não se pode dizer da categoria sub-20 do Vitória. A fábrica de craques do leão teve um ano abaixo do esperado, se comparado com o grande 2012 da categoria.
Logo na primeira competição do ano, uma decepção. A Copa São Paulo, que não costuma ser positiva em resultados, novamente decepcionou o leão. Num grupo com Mogi Mirim, Monte Azul e ABC, o rubro-negro só venceu o time potiguar, terminando o grupo em 3º, ficando na primeira fase, resultado que não acontecia desde 2009. Como comparação, no ano anterior a equipe chegou nas quartas-de-finais, onde foi elimnado pelo Coritiba.
Na Copa do Brasil sub-20, dupla decepção. O Vitória entrou como defensor do título mas sequer fez jus ao posto. Uma eliminação surpreendente na primeira fase contra o Remo, para acabar cedo o sonho do bicampeonato. Além da eliminação, a outra derrota pesada aconteceu fora do campo. A Conmebol cancelou a Libertadores Sub-20 de 2013, que teria a participação do Vitória. Não foi dessa vez que o leão entrou na competição mais importante do continente.
Em casa, tudo como antes. O campeonato baiano mais uma vez ficou no Barradão, assim como em 2011 e 2012. Foi o 14º título na competição, aproximando o leão de seu maior rival, que tem apenas um a mais.
A única competição onde o leão exibiu melhora foi o Campeonato Brasileiro da categoria. Em 2012 o Vitória não participou, já que o time principal não estava na primeira divisão do futebol brasileiro, requisito obrigatório para que o time sub-20 dispute a competição. A campanha na primeira fase foi boa, com três vitórias e apenas uma derrota. Porém na fase seguinte uma pesada derrota contra o Inter pelo placar de 4-0, encerrando a temporada não só da categoria como do Vitória no ano de 2013.
Foto: Esporte na Rede