Após um longo período, o Vitória voltará a jogar em Roraima na Copa do Brasil. O sorteio, realizado na última segunda-feira (11), definiu o Náutico, de Caracaraí, como o adversário de estreia do rubro-negro na competição. A partida de ida terá mando dos roraimenses, o que marca o retorno do Leão ao estado após 13 anos. Já a volta, se necessária, será no Barradão.
Mesmo com a distância, o presidente do Vitória, Raimundo Viana, afirma que o clube está preparado para encarar as dificuldades do torneio: “A distância que vamos percorrer na primeira fase da Copa do Brasil é muito grande. Não tem como escolher adversário nesta competição. É bem longe, mas temos que buscar nos sair bem nessas situações difíceis”, afirmou.
Esta será a segunda vez que o Vitória encara um time roraimense na Copa do Brasil. Antes disso, jogou com o Atlético Roraima, na edição de 2003. Na ocasião, o Leão avançou de fase no jogo de volta – ao golear por 5 a 1. No mesmo ano, os baianos também jogaram na região Norte, contra o Tocantinópolis. O Vitória também visitou a região nos duelos com o Rio Branco-AC, em 2001, Pinheiros-RO, no ano de 2000, e, também, com o Ariquemes-RO, na Copa do Brasil de 1994.
A Copa do Brasil 2016 contará com 86 clubes, dentre eles os brasileiros que participam da Libertadores – além do Internacional. O Vitória fará em 2016 a sua vigésima sétima participação na competição. As datas dos jogos ainda serão divulgadas pela CBF.