Após mais uma vitória no Campeonato Baiano, a oitava em sequência, o treinador Argel Fucks voltou a destacar algo que já vinha comentando em suas últimas coletivas: o grupo. O treinador elogiou as opções disponíveis no elenco do Vitória.
“Hoje o placar foi elástico. A exibição foi boa, o resultado foi melhor ainda, mas a gente tem que valorizar o grupo que a gente tem. O adversário estava invicto desde 2014 jogando dentro de casa, e a gente competiu. Você respeita o adversário competindo. Mostramos novamente a força do grupo, controlamos o jogo do começo ao fim, agredimos o adversário, não colocamos a culpa no refletor, no campo. Saio muito satisfeito. Fiquei contente que o Jhemerson fez o primeiro gol com a camisa profissional do Vitória, isso vai dar confiança ao garoto. Nós temos o compromisso de jogar bem, e hoje jogamos bem. Ultimamente a gente só tem tomado gol de pênalti e, no meu entender, hoje não foi pênalti. Acho que a equipe está no caminho certo, tá afunilando o campeonato e a gente está crescendo no momento certo, mostrando a força do grupo”, disse.
Questionado sobre as chances que vem proporcionando a diversos jogadores, Argel seguiu comentando a qualidade que vê no seu elenco.
“É a confiança que a gente passa ao grupo. A partir do momento que você tem dois laterais-esquerdos de qualidade, por exemplo, Geferson e Euller, qualquer um dos dois pode jogar. Hoje o Salino, que era um jogador que vinha há muito tempo sem jogar, fez uma partida exemplar, marcou bem, e não era fácil aquele número onze, muito rápido. O Salino conseguiu controlar ele bem, fez uma partida segura, marcou bem, apareceu no ataque. Nós temos dois centroavantes ‘matadores’, o André e o Kieza. Então a gente montou um grupo, hoje nós temos um grupo homogêneo, porque a gente trata todo mundo igual, preza pelo grupo e os jogadores têm dado uma resposta muito boa. Acredito que esse grupo ainda vai evoluir muito”, afirmou.
Perguntado sobre o volante José Welison, cada vez mais firmado na equipe titular, o técnico expôs as características técnicas que mais admira no atleta.
“Ele joga muito mais que eu (risos), e é uma função diferente. Eu era pra terminar o jogo, zagueiro é pra terminar o jogo e o volante pra começar. A gente tá bem servido, gostei muito do (Bruno) Ramires hoje, acho que fez uma partida muito boa, sabe preencher o campo todo, correu, se sobressaiu. A gente fica contente porque você ter Ramires, Zé Welison, Farias, Correia… Isso nos dá a confiança e a qualidade para você poder rodar o time. Volto a dizer, onze jogadores ganham duas, três partidas, um grupo ganha campeonato, e é isso que a gente quer. o Zé tem jogado muito bem, tecnicamente é um jogador diferente, e essa é a vantagem dos nossos volantes. Os quatro volantes que nós temos, além de marcar, eles jogam com a bola, porque hoje só volante ‘brucutu’, como tinha na minha época, não existe mais. Hoje o volante precisa jogar e a gente tem visto isso na seleção. Volante hoje faz três gols por partida, saem pra jogar”, enfatizou.
Por fim, o treinador rubro-negro comentou a boa atuação do meia Jhemerson, que entrou nos 15 minutos finais da partida e pôde participar dos dois últimos gols.
“É um jogador que estamos tomando cuidado, para ‘lapidar’ ele, porque é uma ‘pedra preciosa’ para a nossa equipe, para a instituição. Coloquei ele no profissional no ano passado, no Campeonato Brasileiro, e a gente vai fazer isso. O jogador vem pro time de cima, trabalha comigo a semana inteira, e se ele for ocupado aqui no profissional, ele joga. Se não for, desce pra base e joga, e na segunda-feira ele volta para trabalhar comigo. É um jogador altamente promissor, um meia diferente, que pisa na área, a gente viu isso hoje, um gol de quem sabe. Ficamos felizes. Trouxemos hoje também o Rafaelson, que é um garoto da base, já teve aqui no profissional, foi útil em algum momento, se deslumbrou um pouco e acabou voltando. Agora nós trouxemos de novo, pra fazer esse intercâmbio com a base. Vamos cuidar desses garotos. O Jhemerson vai buscar o espaço dele, é isso que a gente quer, ele entrar e se mostrar presente como ele fez hoje. Entrou, articulou, passou, fez gol, buscou, se emocionou. A gente está cuidando desses garotos, para que num futuro próximo eles possam dar um grande retorno para o clube”, finalizou.
O Vitória agora retorna o seu foco para a Copa do Nordeste. Em Teresina, no estádio Lindolfo Monteiro, o rubro-negro enfrentará o River-PI, já nesta quarta-feira (29), a partir das 19h15. Será o jogo de ida das quartas-de-final da competição.