Início Colunas Memórias do Leão As invasões rubro-negras: quando a torcida coloriu o campo

As invasões rubro-negras: quando a torcida coloriu o campo

18

Nas tardes e noites da velha Fonte Nova, não era incomum ver uma invasão ao campo de jogo após um título. Era assim, que torcidas de Vitória e Bahia costumavam comemorar seus títulos do Campeonato Baiano. Na coluna de hoje, relembraremos cinco invasões históricas da torcida rubro-negra.

1 – Vitória 3 x 0 Guarani (19/12/1979)

Invasão em 1979 ocorreu ainda antes do apito final. (Foto: Correio/Acervo de Ângelo Colecionador)

Este jogo não foi um título rubro-negro, mas marcou o fim da temporada daquele ano pelo Campeonato Brasileiro em que o Leão ficou na 8° colocação. Em campo, Vinícius, Zé Júlio e Sivaldo marcaram os gols pelo Vitória contra o Guarani, time que detinha naquele momento o título de campeão brasileiro do ano anterior. Logo após o fim do jogo, válido pela última rodada da terceira fase, a torcida leonina invadiu a pista da Fonte Nova antes do jogo acabar e logo após o apito final tomou o campo empunhando bandeiras com mastros e ignorando a eliminação sofrida naquele momento dada tamanha euforia.

2 – Vitória 1 x 0 Galícia (23/11/1980)

Já no ano seguinte, o Leão voltou a conquistar o Campeonato Baiano após um jejum de mais de sete anos. Diante do Galícia, Paulo Maurício marcou de pênalti e o time não foi capaz de conter o Carnaval rubro-negro que se seguiu no campo. Faltando um minuto para o apito final, a torcida tomou o gramado do estádio e arrancou a próprios punhos as camisas, calções e chuteiras dos jogadores do Vitória. “Ficamos só de sunga”, relembrou certa feita o ponta Paulinho, um dos ídolos da conquista.

3 – Vitória 2 x 1 Catuense (20/12/1985)

Torcedores rubro-negros fizeram uma das festas mais históricas da antiga Fonte Nova em 1985. (Foto: Placar)

Em 1985, foi protagonizada na Fonte Nova uma das mais memoráveis invasões realizadas pela torcida do Vitória. Vindo de outro jejum de títulos baianos, desta vez, de cerca de cinco anos, o Vitória fez um jogo tenso contra a Catuense. O Leão começou ganhando com gol de Bigu, sofreu o empate e sacramentou a vitória por 2 a 1 com gol de Ivan. A dita invasão aconteceu, e tal como em 1980, teve peças de jogadores tomadas pela fanática torcida rubro-negra, crianças indo do fosso para o campo e choro de emoção. A passagem é contada no livro Memórias do Esporte Clube Vitória, em pré-venda no site https://www.catarse.me/memoriasdovitoria.


Deixe sua opinião