Início Notícias Bahia x Vitória: BaVi da paz, da amizade e da rivalidade

Bahia x Vitória: BaVi da paz, da amizade e da rivalidade

10

Bahia e Vitória se enfrentam neste domingo pela 8ª rodada do Baianão, a rodada dos clássicos. O Tricolor é o segundo colocado da competição com 16 pontos e vem de uma vitória por 2×0 em cima do Vitória da Conquista. O Rubro-Negro é o terceiro colocado com 12 pontos ganhos e vem de uma derrota para o Juazeirense por 3×2, a sua primeira no campeonato. O atacante Souza é o artilheiro do Bahia com 7 gols, enquanto Neto Baiano é o artilheiro do Leão e do campeonato com 9. O clássico acontece no final de semana que antecede o carnaval em Salvador. Nem precisava de tantos motivos para afirmar que este jogo vai pegar fogo.

Hegemonia Tricolor – A última vez que os dois times se encontraram foi pela semifinal do Baianão de 2011 e deu Bahia: 3×2 no Barradão. No entanto, naquela ocasião, o Bahia era eliminado da competição por ter perdido o primeiro jogo em Pituaçú por 1×0 e estendia o seu jejum de títulos baianos para 10 anos. No geral a vantagem também é tricolor: são 441 jogos, sendo 177  triunfos do Bahia, 135 do Vitória e 129 empates.

Amigos e Rivais – O jogo também coloca frente a frente os técnicos Toninho Cerezo e Falcão, amigos e ex-companheiros de Seleção Brasileira. Apesar da união, os dois afirmam que a amizade prevalece, mas dentro do campo será cada um por si e que vença o melhor.

As duas equipes terão novidades nas escalações; no Vitória Cerezo reintegra Uelliton, Mineiro e Lúcio Flávio, poupados no último jogo, além de promover a estréia do volante Robston, que teve sua regularização confirmada nesta sexta. Na defesa, Dankler volta ao time ao lado de Gabriel Paulista, enquanto nas laterais o treinador pode surpreender; Romário e Mansur foram relacionados para o jogo e um deles vai para o campo, a depender da posição em que for escalado o jovem Léo. O improvisado Élton é a opção mais provável para a esquerda. Na frente o mistério fica entre escalar Marquinhos ou Dinei para jogar ao lado de Neto Baiano, que usará a camisa 50 em homenagem ao número de gols marcados pelo Vitória.

No Bahia pouco mistério. O técnico Falcão não definiu o time titular, porém pelos treinamentos pôde-se perceber que ele abandonará o esquema com três volantes imposto pelo ex-treinador Joel Santana. Fabinho, que foi substituído no último jogo ao se sentir mal em campo, pode dar lugar ao jovem Lenine que entrou bem e chamou a atenção de Falcão. Outro que está com moral é o jovem Gabriel, recém chegado das divisões de base e que já marcou o seu primeiro gol com a camisa tricolor. Na frente, sem Lulinha, a surpresa pode ser a estréia de Zé Roberto, que mesmo sem ritmo está mais cotado que Ciro para começar o jogo ao lado de Souza.

BaVi da Paz – Em virtude da greve da PM baiana que assustou a população nas última semana, o clássico deste domingo foi apelidado de BaVi da paz. A campanha pede que os torcedores usem o padrão branco de seus times nesse domingo e façam valer a repercussão obtida nas redes sociais. Vá de branco e queira a paz!

Campeonato Brasileiro 2012 – 8ª Rodada
Bahia x Vitória

Data: Domingo, 12 de fevereiro de 2012, às 17h
Local: Estádio Metropolitano de Pituaçú, Salvador-BA
Arbitragem: Rodrigo Martins Cintra, assistido por Raimundo Carneiro Oliveira e Elicarlos Franco de Oliveira

Bahia: Omar; Coelho, Titi, Rafael Donato e Hélder (William Matheus); Fahel, Lenine (Fabinho), Gabriel e Morais; Zé Roberto (Ciro) e Souza. Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Vitória: Douglas; Léo (Romário), Dankler, Gabriel e Élton (Mansur); Uelliton, Robston, Mineiro e Lúcio Flávio; Marquinhos (Dinei) e Neto Baiano. Técnico: Toninho Cerezo.

Foto: Arte Vitória Webdesk


Deixe sua opinião