Início Notícias Barradão completa 25 anos

Barradão completa 25 anos

13

O Estádio Manoel Barradas, o Barradão, completa 25 anos de inauguração. A primeira partida foi disputada no dia 11 de novembro de 1986, entre Vitória e Santos. O confronto terminou 1 e 1, e o atacante santista Dino marcou o primeiro gol do estádio.

Quase cinco anos depois, o santuário foi reinaugurado. Dessa vez, o Leão enfrentou o Olímpia (PAR), campeão da Libertadores de 1990. O resultado do jogo disputado no dia 25 de agosto de 1991, foi igual ao primeiro: 1 a 1. Em setembro, o Barradão recebeu o primeiro jogo oficial, o Vitória goleou o Serrano por 4 a 0. O meia Wagner marcou o primeiro gol do estádio em jogos oficiais.

Em 1994, os refletores são instalados e a sua estréia oficial, foi no dia 1º de outubro, Vitória e Náutico. Como no último confronto entre as equipes, o rubro-negro baiano saiu vencedor, por 2 a 0. No aniversário de seis anos do estádio, o Vitória disputou o seu primeiro jogo internacional no Barradão, contra o Corinthians pela Copa Conmebol. O embate terminou empatado por 1 x 1.

O Barradão foi o divisor de águas, quando o assunto é BaVi. A superioridade rubro-negra no santuário ficou visível, logo no primeiro jogo, quando o Vitória goleou por 4 x 1. Entre 1998 e 2006, o rubro-negro manteve uma invencibilidade sobre o principal rival, com direito a uma goleada histórica por 6 x 2 no campeonato baiano de 2005.

Milésimo gol, artilharia e maiores goleadas

Os atacantes sempre fizeram a festa no Barradão. Já foram marcados mais de mil gols no estádio, considerado um verdadeiro santuário rubro-negro. O artilheiro do Vitória na atual série B foi o autor do milésimo gol do estádio. O atacante Neto Baiano foi responsável pela proeza, ao marcar o terceiro gol do triunfo rubro-negro sobre o Atlético-MG em 2009.

Os ídolos do Vitória são os principais artilheiros do estádio. Ramón Menezes com 44 gols, Allan Delon com 40 e Índio com 34 tentos,são os jogadores com mais gols do Barradão. Do atual elenco, Neto Baiano tem 28 gols e ocupa a sexta colocação no ranking da artilharia no Manoel Barradas.

7 a 0, esse foi a maior goleada aplicada pelo Vitória no santuário. Esse placar se repetiu em quatro ocasiões, contra o Colo Colo, Atlético de Alagoinhas, Poções e Camaçari. Todas as partidas disputadas no Campeonato Baiano.

Parabéns Barradão!


Deixe sua opinião