Sabemos que o Carnaval de Salvador é brilhante pela música, pela festa e pelos artistas que lá cantam e passam. Durval Lelys, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Bell Marques e entre outros, há muitos anos, nessa temporada carnavalesca, agitam milhões de pessoas e mostram para o mundo o que é que a Bahia tem. Só que, no ano do Carnaval pós-greve, uma “camisa” de aproximadamente 30m², com o escudo do Esporte Clube Vitória e os dizeres “Sou Mais Vitória”, conseguiu se destacar tão quanto os maiores cantores de Axé que esta terra já teve e ainda tem.
O Camisão “mais lindo do Brasil” foi apresentado ao público em quatro oportunidades. Inicialmente, o Camisão foi aberto em frente ao trio da cantora rubro-negra Daniela Mercury, na sexta-feira momesca. Em seguida, na segunda-feira, quem viu de cima do trio o Camisão foi a musa Ivete Sangalo, que arrastava o seu bloco Coruja. Ainda no mesmo dia, os foliões rubro-negros do Me Abraça, bloco do também torcedor Durval Lelys, foram quem tiveram o prazer de sentir a emoção vermelha e preta em dimensões extravagantes. No último dia da festa, o parangoleiro Léo Santana foi quem viu o Camisão protagonizando o carnaval da torcida do Vitória, no circuito Dodô.
A iniciativa chamada de “Leão da Barra e Ondina”, é mais um dos projetos de um grupo de torcedores publicitários e, mais importante, apaixonados loucamente pelo Vitória, que deu certo e chamou a atenção. Outros projetos, geralmente sediados no Barradão, como o Barradão em Chamas, Esquadrilha da Fumaça e entre outros, além do conhecidíssimo Orgulho Nordestino, este que até hoje é ascendido pela maioria das torcidas dos clubes do Nordeste, foram outras iniciativas de sucesso.
Visando divulgar mais ainda a ação – que também levará a ex-BBB Anamara ao Barradão, no jogo de hoje – buscamos os idealizadores do projeto e decidimos entrevistá-los para saber o que, de fato, rolou para que a iniciativa atingisse o atual êxito. Por isso, em contato com o publicitário Allan Fonseca, coordenador do “Leão e Ondina” e demais projetos, conseguimos trazer uma ótima e exclusiva entrevista para os torcedores deste grandioso time.
ARN — O projeto do Camisão Rubro-Negro foi destaque em vários sites de notícias da Bahia, sendo divulgada amplamente a marca do Leão. Portanto, vocês pretendem repetir o feito em outras localidades do estado para difundir ainda mais o semblante do Esporte Clube Vitória?
IDEALIZADORES — Como Rubro-Negro, fico muito feliz em ver o Vitória sendo visto não só na Bahia, mas também pelos 4 cantos do mundo. Somos um grupo de torcedores apaixonados pelo Vitória, onde buscamos sempre criar projetos arrojados para o clube, como o Leão da Barra e Ondina, Orgulho Nordestino, Barradão Em Chamas, Esquadrilha da fumaça, entre outros, com muita coragem e resistência. É difícil a gente atingir outras cidades pois, infelizmente, teríamos custos muito maiores com hospedagem, alimentação etc., e no momento não temos como arcar.
ARN — Nada melhor numa ação do que ter o apoio de outras pessoas, melhor ainda se for uma pessoa já encaixada na mídia. Sendo assim, vocês acreditam que ter a ex-BBB Anamara como Madrinha do projeto poderá auxiliar em um projeto mais ousado e de maior abrangência posteriormente?
IDEALIZADORES — Com certeza! Quando algo é feito com seriedade e profissionalismo, pessoas públicas que prezam pela credibilidade abraçam! Outros projetos da gente também foram apadrinhados por ilustres Rubro-Negros, como Tatau, Popó, Carla Cristina e Gilmelândia. Agora é a vez da nossa musa Rubro-Negra Anamara apadrinhar esse projeto que fez história no carnaval da Bahia. Famosos ou não, todos nós somos Vitória e queremos o bem do nosso time. Estamos com um projeto pronto para o aniversário do clube e esperamos poder divulgar em breve.
ARN — Existe algo em especial nessa iniciativa além da homenagear o clube e expor a paixão dos idealizadores/torcedores?
IDEALIZADORES — Ver o Vitória forte é o desejo de todos nós. No nosso grupo, da área de publicidade temos Kadu Magnavita, Rubens Beira e eu. Apaixonados pelo Vitória como somos, gostamos de criar, de exaltar a nossa torcida e fazer com que todos vejam a força da Nação Rubro-Negra.
ARN — Quem foi ao Carnaval, lembra muito bem como foi extensa a quantidade de torcedores do Vitória representando o clube. A euforia também tomava conta deles, sendo muitas vezes ouvido o famoso grito rubro-negro, o “Nêgo, Nêgo”, em diversos locais dos circuitos carnavalescos. E quando o camisão foi aberto e mostrado para o mundo da folia, como foi a receptividade dos foliões rubro-negros e simpatizantes do clube?
IDEALIZADORES — Atrás do escudo do Vitória existe uma Nação, e quando abrimos o Camisão na frente dos trios de nossos artistas, a torcida foi ao delírio. Só de lembrar, me arrepio! Todos queriam erguer o Camisão, tirar fotos, chegar perto! Quando acompanhávamos o trio do Rubro-Negro Léo Santana, o Vice-Presidente dessa Nação, Carlos Falcão, saiu do camarote e emocionado, foi até o Camisão erguê-lo conosco. Milhares de Rubro-Negros nos acompanharam na avenida!
ARN — Então, o resultado foi positivo e atendeu as expectativas dos organizadores?
IDEALIZADORES — Com certeza! Fizemos uma festa inesquecível!
ARN — De onde veio a ajuda para a confecção do Camisão? Foi algo entre vocês ou obtiveram donações de torcedores? Qual o valor estimado que foi gasto com o projeto ao todo até então?
IDEALIZADORES — Apresentei o projeto ao vice-presidente do Vitória, Carlos Falcão, que prontamente mandou o marketing apoiar e o clube se responsabilizou pelos custos da confecção! O Vitória gastou aproximadamente R$ 3.500,00.
ARN — Vocês buscam parceiros e mais apoiadores para este projeto ou quaisquer projetos futuros?
IDEALIZADORES — Para o Camisão, não precisamos, pois o clube arcou com a confecção, mas para o Barradão em Chamas e o Orgulho Nordestino, além do clube, contamos com o apoio de outros parceiros também. Antes de procurar parceiros, sempre apresentamos os projetos à nossa Diretoria.
ARN — De onde nasceu esta inovadora ideia? Quem idealizou? E por que um Camisão do Vitória?
IDEALIZADORES — Rubens Beira tinha a ideia de expor o clube com alguma ação no carnaval. E numa reunião comigo e Kadu [Magnavita], juntos, pensamos no Camisão e estruturamos o projeto. O Camisão é algo que a torcida pôde interagir e era isso que a gente buscava. Interagir a torcida e o clube na maior festa popular do planeta!
ARN — E os inomináveis, como foi a reação deles no circuito? Teve algum engraçadinho querendo danificar o Camisão?
IDEALIZADORES — Piadas sempre acontecem, é algo saudável no futebol, mas nenhum torcedor do rival tentou danificar o Camisão, inclusive alguns parabenizaram a gente pela inovação.
ARN — Quais critérios, além o de ser torcedor, foram estabelecidos para que a Anamara representasse o projeto, o Camisão e a torcida do Vitória como uma engajadora a isto tudo?
IDEALIZADORES — Como boa Rubro-Negra, Anamara é guerreira. Isso está no sangue de todo torcedor do Vitória! É uma batalhadora que saiu de Juazeiro para brilhar e encantar o país pela sua garra e beleza no reality show da Rede Globo, e quem conferiu seu perfil no site do programa enquanto ela esteve no Big Brother, viu que ela fez questão de exaltar o Vitória como o time do seu coração. E por ser guerreira, ela está em ascensão na sua carreira. Hoje, Anamara tem um programa de TV que cresce em audiência cada vez mais no canal CNT, e sem dúvidas ela vai longe, pelo seu carisma e força de vontade. O torcedor do Vitória se identifica com guerreiros assim e, por isso, escolhemos como madrinha a Anamara, essa grande musa Rubro-Negra, para entrar em campo no jogo deste domingo junto com o Camisão e fecharmos com chave de ouro o projeto Leão da Barra e Ondina, que fez do carnaval de 2012 o mais Rubro-Negro de todos os tempos!
Caso tenha perdido a ação no Carnaval de Salvador, hoje, na partida diante do Serrano, às 16h, no Barradão, o Camisão irá entrar em campo acompanhado da ex-BBB Anamara. Comprem seus ingressos e compareçam!
Parabéns, emocionei-me muito com a entrevista. Sigam em frente, boa sorte.
Meu coração e vermelho e preto sou vitória raça e paixão em ser baiano