O Diretor de Marketing do Vitória, Ricardo David, se reuniu com representantes da Torcida Vitória Candango no dia 06 de julho, aqui em Brasília.
A conversa foi boa. Apresentamos a ele a Rede Vitória Sem Fronteiras. Ricardo mostrou ser um cara cheio de ideias e motivado, algo que faltava no departamento nos últimos anos.
Além disso, disse que o presidente Raimundo Viana está deixando ele trabalhar. Vem mais por aí.
Ele está muito focado em trazer retorno financeiro ao clube, o que parece óbvio para a função. Porém, senti falta de uma visão a longo prazo, resgatando o sentimento do torcedor de forma mais profunda e não só pontual. Embora deva considerar que ele pretende deixar qualquer atividade na área ao fim de 2016 por motivos pessoais.
Acertamos de enviar uma carta de informações e ideias. Compartilho com vocês.
***
Caros Ricardo e Anderson, boa tarde.
Voltamos a ressaltar a importância do diálogo que está sendo realizado entre o MKT e torcedores que residem fora de Salvador. Nós, de Brasília, também representamos a Rede Vitória Sem Fronteiras, que reúne torcedores de diversos estados e até da África, e eles estão cientes da importância deste momento.
Está em anexo a lista de organizadores de cada localidade da Rede, com todos os contatos. Desta forma, o clube terá apoio para direcionar suas ações em cada local.
Colocamos à disposição (em anexo) a nossa base de cadastrados no Vitória Candango (aqueles que autorizaram a divulgação). Não é o total do grupo, mas é uma amostra dos mais envolvidos. Pensamos que, com isso, indicamos potenciais sócios.
Enviamos a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios 2013, realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), vinculada a Secretaria de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal (Seplan). Nela, há informações que traçam o perfil do morador do DF e identifica 1751 torcedores do Vitória na região. Águas Claras, localidade onde se situa o bar no qual assistíamos aos jogos, é a quarta com mais torcedores nossos. Link: http://www.codeplan.df.gov.br/images/CODEPLAN/PDF/pesquisa_socioeconomica/pdad/2013/Pesquisa%20PDAD-DF%202013.pdf.
Abaixo, seguem sugestões de oportunidades e necessidades que envolvem torcedores que residem fora de Salvador.
- Solicitar junto a CBF a manutenção do jogo Atlético Goianiense x Vitória, pela 25ª rodada da Série B, na data 12 de setembro, um sábado. Já fretamos um ônibus para este dia e o sábado vai contribuir para que mais torcedores compareçam a partida.
- Verificar na base de associados SMV quem são os residentes em outros estados. Encaminhar a eles um email institucional informando a existência de grupos organizados por torcedores, com objetivo de agregá-los.
- Eventos de adesão em outros estados, com jogadores, ex-jogadores, torcedores ilustres, etc. Abriria a oportunidade de se associar na hora e aproximaria o torcedor da paixão.
- Dentro do novo plano SMV exclusivo para sócios de fora de Salvador, garantir o ingresso quando o time for jogar nas proximidades do estado do associado. Como ele não consegue ir a muitos jogos no Barradão, poderia ser dado a ele uma cota de jogos em Salvador mais esses jogos fora.
- Garantir a participação na política do clube, com canais abertos no meio virtual, especialmente a possibilidade votar na eleição.
- Ações pontuais com sócios nas cidades em que o Vitória for jogar. Encontro com atletas é uma possibilidade que atrai torcedores para associação, visto que muitos deles residem há muito tempo fora da Bahia e temos relatos de alguns que sequer conhecem o Barradão. Brindes são sempre bem vindos, como camisa alusiva (“Meu amor pelo Vitória não tem fronteiras!”), porém é importante ofertar a possibilidade de comprar produtos oficiais, que raramente são encontrados em outros estados.
- Em parceria com uma agência de viagens, sorteio de viagem com destino a um jogo no Barradão. Incluir visita aos bastidores do clube, acesso no camarote, etc.
- Reforço das vantagens do Movimento por um Futebol Melhor, mas também investir numa rede própria de benefícios que contemple grandes lojas e empresas até do meio virtual, não apenas as voltadas para o bairro.
- Tendo em vista a grande repercussão das campanhas de doação de órgãos e de sangue, que foi abraçada e replicada em Brasília pelo Vitória Candango, tendo sido concluída junto ao Ministério da Saúde, poderia ser viabilizado um amistoso no Estádio Mané Garrincha entre o sub-20 ou o sub-17 do Vitória e uma equipe local. O Coordenador Geral do Sistema Nacional de Transplante (CGSNT), sr. Heder Murari Borba, demonstrou muito interesse. (Ministério da Saúde, SAF Sul, Trecho 2, Bloco F, Edifício Premium, Torre 2 – 1º andar, sala 104. 70070-600 – Brasília-DF).
- Uma ação que já havíamos sugerido é a conversa via Facebook de um representante do Vitória com um grupo de torcedores. Os torcedores/internautas enviam as perguntas no post específico em um grupo fechado e há a interação em tempo real. Pode ser diretor, jogador, técnico, etc.
- A volta da revista do Vitória, com envio para os torcedores de fora, seria uma forma de mantê-los informados, mesmo aqueles que não têm o hábito de acessar internet.
- Relato lance a lance dos jogos (profissionais e dos principais campeonatos da base) nas redes sociais do clube. Para quem mora fora, muitas vezes sem ter onde assistir aos jogos, esse recurso é fundamental para não se afastar do clube.
Deixamos em aberto a oportunidade de diálogo para debater as ações sugeridas e as propostas originadas do departamento
Abraços.
***
ESTAMOS CONTIGO EM QUALQUER LUGAR!
*Tiago Bittencourt é jornalista e integrante do Vitória Candango, torcida do Leão no Distrito Federal – www.vitoriacandango.com.br.
Para divulgar sua torcida ou desejo de formar uma torcida do Vitória pelo Brasil, entre em contato através do tiagobittencourt@arenarubronegra.com.br.
Parabéns irmão RNs Candango pela visão e ação objetiva junto ao MKT do ECV, o qual, hoje, nos surpreende positivamente com muitas boas ideias e ações, as quais, vocês ampliam e agregam valores que certamente vai ganhar mais consistência no entorno do produto Vitória.