As famílias dos atletas que morreram na tragédia com o avião da Chapecoense terão as indenizações dobradas pela CBF. A revelação da informação foi feita pelo vice-presidente do Vitória, Manoel Matos, em entrevista à rádio Tudo FM.
“Todo jogador tem um seguro já a alguns anos, porque no passado o jogador era desprotegido. A CBF faz um seguro pra todos os jogadores. Todos os clubes fazem um seguro, quando você empresta alguém pra eles. O Arthur Maia está protegido por esse seguro. Contratualmente acaba e existe isso numa cláusula. O jogador de futebol tem uma legislação diferente de qualquer trabalhador normal. Da mesma forma que ele não está jogando, você tem que pagar até o final do contrato, também dá uma segurança se houver uma fatalidade o clube acaba o contrato e não precisa pagar o jogador no ano seguinte. No caso dele, tem o seguro da CBF e na negociação, ela vai duplicar esse seguro. Se ele tinha o direito de receber um milhão, ele receberá dois milhões. O valor é o mínimo de um ano de contrato dele.Se ganhar 100 mil, ele ganhará 1 milhão e 200 mil.”, disse Manoel Matos
Todos os jogadores da Chapecoense tinham dois seguros. Um da Chapecoense no valor de 16 vezes o salário e outro da CBF, que é obrigatório, no valor de 12 vezes o salário, mas por conta de uma negociação entre a CBF e a seguradora, esse valor dobrou. A Chapecoense está cuidando dos trâmites para que as famílias recebam os valores.
Por outro lado, o departamento jurídico do Vitória está buscando os beneficiários de Arthur Maia, que tinha contrato com o rubro-negro até o final de 2017. O contrato entre o jogador e o Leão será encerrado e o time baiano deverá pagar as obrigações trabalhistas.
“A família dele estará protegida. O que o Vitória tem que fazer? Rescisão de contrato, 13º salário, e inclusive foi pago o 13º dele semana passada. O jurídico agilizar porque quando uma pessoa morre e não tem esposa e filhos, fica mais difícil para saber quem é o beneficiário. Por outro lado, o Vitória teria um jogador nos próximos dois meses e não vai ter. Existe um seguro entre Chapecoense e Vitória. A Chapecoense não vai pagar nada e a seguradora vai pagar ao Vitória. Não entrarei em detalhes, mas o Vitória está segurado”, completou Matos.
O Vitória planeja uma série de homenagens para Arthur Maia, Cléber Santana, Gil, Dener, Caio Junior e Mario Sergio. Inicialmente, o clube pensou em utilizar o segundo padrão da Chapecoense, mas a CBF vetou.