Walter Bou, Maurício Cordeiro, Leo Ceará, André Lima… Nenhum deles vem conseguindo balançar as redes adversárias com a camisa do Vitória. Na última sexta-feira (26), no revés por 1 a 0 contra o São Paulo, os centroavantes atingiram a marca de cinco jogos, ou 34 dias sem marcar um gol pelo Rubro-negro.
A última bola na rede de um atacante da posição foi na derrota por 4 a 3 contra o Botafogo, quando o estreante Maurício Cordeiro, nome da vez no comando de ataque, deixou o seu, no dia 23 de setembro.
Desde lá, foram quatro gols em cinco partidas, nenhum feito pelos centroavantes. Devido a esse jejum, a rotatividade vem sendo alta na posição. Contra o São Paulo, Maurício foi titular e chegou a dar trabalho a Jean numa finalização. Contra Corinthians e Chapecoense, o argentino Bou, único que ainda não marcou com a camisa vermelho e preta, começou entre os 11, mas também não convenceu. O antes xodó da torcida, Leo Céara, foi titular até a 28ª rodada, na derrota rubro-negra contra o Santos, no Barradão, mas, devido à seca, foi sacado contra a Chape.
Se forem analisados os números dos centroavantes em jogos nos quais o Vitória venceu, as estatísticas são ainda mais alarmantes. O último gol de um atleta da posição não acontece há quase dois meses num contexto de vitória rubro-negra, no dia 1º de setembro, quando Léo Ceará deixou o dele no 1 a 0 do Leão sobre o América-MG, no Manoel Barradas, pela longínqua 22ª rodada. Portanto, há 10 jogos, ou 57 dias, não vemos um gol de um centroavante num resultado positivo da equipe baiana.
Os números são tímidos. Os artilheiros da posição são André Lima e Léo Ceará, com apenas dois gols cada. No entanto, o jogador revelado pela base rubro-negra tem menos partidas. São 11 contra 19 do experiente atacante que, atualmente, está entregue ao departamento médico.
Agora, a missão de colocar as bolas na rede compete a Maurício Cordeiro, que já recebeu a indicação de titularidade por parte do técnico Paulo Cézar Carpegiani contra o Paraná, na próxima rodada.
O duelo contra os paranistas acontecerá no domingo da próxima semana, dia 4, em Curitiba, pela 32ª rodada do Brasileirão.