Com dois tempos distintos, o Vitória conseguiu eliminar o Botafogo ao vencer, de virada, por 2 a 1. Os gols do Leão foram marcados por Pedro Ken e Tartá. Elkeson marcou para o alvinegro. No próximo domingo, o rubro-negro enfrentar o Bahia na grande final do Campeonato Baiano.
O primeiro tempo foi marcado por vários erros de passes, que atrapalharam o progresso ofensivo dos times. A grande chance foi criada e desperdiçada pelo Botafogo. Aos 11 minutos, a zaga do Vitória falhou, Maicosuel tocou para Loco Abreu, mas o uruguaio perdeu um gol incrível.
Quando o jogo estava sonolento, eis que surge o primeiro gol do Botafogo. Aos 20 minutos, Loco Abreu tromba com Rodrigo, a bola sobra para Elkeson. O meia dividiu com W. Saci, e mesmo caído, marcou o gol do alvinegro carioca.
Precisando do resultado, o Vitória buscou o ataque. Aos 31, Léo sentiu uma contusão e Romário entrou em seu lugar. Cinco minutos depois, Geovanni cobrou escanteio, Neto Baiano tocou de cabeça e Lucas salvou em cima da linha.
Aos 45, o lance se repetiu, mas o lateral botafoguense tentou impedir o gol com as mãos. Pênalti para o Vitória e cartão vermelho para Lucas. Na cobrança, Neto Baiano cobrou, no meio do gol, e Jeferson defendeu.
Com um jogador a mais, Ricardo Silva sacou Geovanni para entrar de Dinei. Com apenas três minutos de jogo, Dinei sofreu falta e Pedro Ken cobrou com perfeição, mas Jeferson praticou grande defesa. A pressão aumentou e o Vitória empatou. Aos 11 minutos, Dinei aproveitou uma bobeira da defesa do Botafogo e achou Pedro Ken na área. O meia limpou a marcação e chutou no ângulo, para marcar um golaço.
O Vitória cresceu e pressionou. Aos 16, Pedro Ken cobrou falta, Dinei testou pro gol e Jeferson defendeu. Seis minutos depois, Romário cruzou e Neto Baiano testou com muito perigo. O gol da classificação aconteceu aos 26 minutos. Wellington saci conseguiu acertar um belo cruzamento e Tartá marcou de cabeça.
Antes do término do jogo, Pedro Ken cometeu uma falta imprudente e foi expulso. Nas quartas-de-finais da Copa Kia do Brasil, o Vitória vai enfrentar o Coritiba, que eliminou o Paysandu.
BOTAFOGO 1 x 2 VITÓRIA
Botafogo: Jefferson, Lucas, Briner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Maicossuel e Felipe Menezes (Gabriel) e Elkeson; Loco Abreu (Herrera). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Vitória: Douglas; Léo (Romário), Gabriel Paulista, Rodrigo e Wellington Saci; Ueliton, Rodrigo Mancha, Pedro Ken e Geovanni (Dinei); Tartá e Neto Baiano (Mineiro). Técnico: Ricardo Silva.