Início Colunas Memórias do Leão 1979… o time de Aymoré Moreira

1979… o time de Aymoré Moreira

0

No final da década de 1970 o Esporte Clube Vitória teve a honra de ter no comando um dos maiores treinadores do futebol brasileiro. Ninguém menos que Aymoré Moreira, que nos anos 30 havia sido goleiro do Botafogo, Fluminense, Palmeiras (então Palestra Itália), América-RJ e seleção brasileira.

Ele se aposentou dos campos, mas não deixou o futebol. Em 1948 ingressou na carreira de técnico quando começou a treinar o Olaria. A partir daí treinou outros diversos clubes e também seleções como: a Seleção Paulista e a Seleção Brasileira. Chegou ao Vitória em agosto de 1978, após treinar o Cruzeiro nos dois anos anteriores. O rubro-negro foi seu primeiro clube na Boa Terra e começou em jogo que terminou em vitória por 2 a 0 contra o Redenção

O Leão buscava um treinador de renome e encontrou em Aymoré Moreira, técnico ideal. Já com 76 anos ele chegava à Toca com pompas, pois havia conquistado em 1962 a Copa do Mundo no comando da Seleção. O Vitória por sua vez, havia conquistado o Baianão pela última vez em 1972, por isso era de grande interesse do clube reconquistar o estadual, e tinha um elenco de peso para isso.

O experiente Aymoré Moreira comandava os jogadores Sivaldo, Dendê, Wilton e Sena. (Foto: Acervo de Sena)

 Mesmo o rival tendo vencido as últimas seis edições, o Vitória chegou ao campeonato de 1979 com o com status de favorito. No elenco continha jogadores que passavam confiança para a torcida, tais como: Gelson, Xaxa, Sivaldo, Sena e Jorge Campos. Isto fez o time rubro-negro sagrar-se campeão do primeiro turno do Campeonato Baiano daquela temporada. O clube entrava em campo para balançar as redes e por isso o favoritismo foi apontado após a conquista do segundo turno.

A grande decisiva do campeonato aconteceu na Fonte Nova. Após uma empate e uma derrota diante do Bahia, o Leão entrou em campo precisando de somente mais um empate para ser campeão. Bastava um empate para o Decano conquistar o Baiano, mas Fito Neves chutou de fora da área e o goleiro Gelson deixou a bola escapar das mãos. O que resultou em mais um ano na fila.

Time do Leão não conquistou o Baiano, mas fez ótima campanha no Brasileiro de 1979. (Foto: Acervo de Sena)

Apesar da derrota, o velho comandante continuou a frente da equipe. Naquele ano ainda teve o prestígio de comandar junto ao seu irmão Zezé Moreira (técnico do Bahia), a Seleção Baiana em amistoso contra a Seleção Brasileira na Fonte Nova, que terminou em 1 a 1. Além disso, Aymoré conduziu o Vitória na campanha do Brasileiro de 1979, em que o clube terminaria na 8° colocação.

Aymoré Moreira já nos anos 90 com os netos Caio e Roberto Alonso (Foto: Blog do Milton Neves)

Aymoré Moreira deixou o Vitória após o fim do Brasileiro e viria a comandar o clube novamente em 1986. Faleceu em Salvador, no dia 26 de julho de 1998.


Deixe sua opinião