Início Colunas Memórias do Leão As melhores campanhas do Vitória na Copa do Brasil

As melhores campanhas do Vitória na Copa do Brasil

0

Desde que foi criada, em 1989, a Copa do Brasil tem o Vitória como seu maior participante ao lado do Atlético-MG. Das 34 edições, o Leão da Barra se fez presente em quase todas, exceto a do ano de 1992, quando não se classificou. De lá para cá, houveram campanhas marcantes, jogos de derrubar campeões consagrados do futebol brasileiro e também algumas saídas para times de menor expressão futebolística. Na coluna de hoje, relembramos as cinco melhores campanhas do Rubro-Negro na competição nacional.

5 – 1998 (quartas de final)

No Barradão, o Vitória derrotou o Flamengo por 5 a 0 nas oitavas de final.

Pela Copa do Brasil de 1998, o Vitória começou a campanha na primeira fase empatando em 2 a 2 com o Operário-MT. No jogo da volta, o 3 a 2 leonino, garantiu a passagem de fase. A vida rubro-negra também não foi fácil nas oitavas. O Flamengo começou aplicando uma goleada de 5 a 2 no jogo de ida, no Maracanã. Mas na volta, o 5 a 0 do Leão no Barradão deu o passe para as quartas. Nesta fase, a derrota em 2 a 0 para o Cruzeiro decidiu a classificação, visto que a vitória por 1 a 0 na volta não foi o suficiente para alcançar as semifinais. Ao todo, foram três vitórias, um empate e duas derrotas.

4 – 2003 (quartas de final)

Na edição de 2003, a goleada em 7 a 2 contra o Palmeiras, garantiu a ida paras as quartas de final daquele ano.

No primeiro ano dos pontos corridos no Brasileirão, o Leão conseguiu uma campanha melhor na Copa do Brasil. A competição começou com vitória por 2 a 1 sobre o Tocantinópolis, clube que ainda venceria o jogo de volta no Barradão por 1 a 0. Em seguida, os placares de 2 a 1 e 5 a 1 sobre o Atlético de Roraima garantiram a passagem para as oitavas-de-final. Nesta fase, o Decano aplicou sua maior goleada na história da competição. O 7 a 2 contra o Palmeiras, em pleno Parque Antártica, garantiu a passagem de fase. Nas quartas, as derrotas por 2 a 1 e 3 a 1 para o Flamengo encerraram a campanha daquele ano. Ao todo, foram quatro vitórias e quatro derrotas.

3 – 2012 (quartas de final)

Com atuação implacável de Neto Baiano, o Vitória virou para cima do ABC no Barradão e novamente garantiu vaga nas quartas.

Mesmo jogando a Série B do Campeonato Brasileiro, o time do Vitória de 2012 fez uma das melhores campanhas do clube na Copa do Brasil. A campanha que começou com empate sem gols contra o São Domingos-SE, decolou após a vitória rubro-negra por 2 a 0 sobre o mesmo time, no Barradão. Já na segunda fase, o Leão empatou em 1 a 1 com o ABC na ida e conseguiu uma virada histórica com o placar de 3 a 2 no jogo de volta, no Santuário. Nas oitavas, a vítima foi o Botafogo, que foi eliminado com 2 a 1 no Engenhão. Nas quartas, o 4 a 1 sofrido contra o Coritiba deu fim a campanha. Ao todo, foram três vitórias, quatro empates e uma derrota.

2 – 2004 (semifinal)

Abalado pela a morte do irmão, Edilson ‘Capetinha’ jogou contra o Corinthians e garantiu a classificação para as semifinais.

Em um ano de altos e baixos, o Vitória por pouco não alcançou sua primeira final de Copa do Brasil. Superando a campanha de quartas de final, do ano anterior, o clube passou pela primeira fase goleando o Colatina-ES por 4 a 0. Depois, venceu o Sampaio Corrêa por 3 a 1 e garantiu nova classificação. Nas oitavas deste ano, o empate em 1 a 1 com o Internacional no Beira-Rio e o triunfo em 3 a 1 em casa, garantiram a ida paras as quartas. Derrotado pelo Corinthians na ida por 1 a 0, o Leão deu o troco por 2 a 0, com atuação inesquecível de Edilson ‘Capetinha’. Já nas semifinais, em novo duelo de rubro-negros, o Flamengo levou a melhor vencendo duas vezes. Ao todo, foram quatro vitórias, um empate e quatro derrotas.

1 – 2010 (final)

Mesmo ganhando no Barradão no jogo final, o Vitória não conseguiu o título na finalíssima com o Santos. (Foto: Felipe Oliveira)

Em sua campanha mais memorável, o Vitória desfilou um futebol aguerrido, mesmo começando a Copa do Brasil de 2010 com um revés por 3 a 1 para o Corinthians-AL. Na volta, o 4 a 0 garantiu a ida para a segunda fase. Desta vez, o empate em 1 a 1 e a goleada em 5 a 0 contra o Náutico deram a chave para as oitavas. A partir desta fase, só adversários da Série A daquele ano. O Goiás foi eliminado com um 4 a 0 e um 2 a 2. Nas quartas de final, aplicou 2 a 0 contra o Vasco na ida e perdeu por 3 a 1 em São Januário, passando por critério de gol fora. Já na semifinal, a goleada de 4 a 0 contra o Atlético-GO levou o clube para sua primeira final da competição. Contra o Santos de Neymar e Ganso, o Rubro-Negro sofreu um 2 a 0 na ida e venceu por 2 a 1 no Barradão, não sendo o bastante para ficar com o título. Ao todo, sete vitórias, um empate e quatro derrotas.

Extra: o Vitória ainda foi para as quartas de final nos anos de 1989, 1991, 1997 e 2009.

Interessado em saber mais sobre a história rubro-negra? Adquira o livro Memórias do Esporte Clube Vitória! Entre em contato via @memoriasdoecvitoria no Instagram e @MemoriasDoECV no Twitter.


Deixe sua opinião