Início Colunas Memórias do Leão Em 2010, Vitória venceu ABC na final do Nordestão

Em 2010, Vitória venceu ABC na final do Nordestão

0

Derrotado no último domingo, 23, pelo Vitória, o ABC também foi um dos adversários máximos do Leão em outros anos. No retrospecto recente, as duas equipes haviam empatado entre si nos últimos seis jogos. Mas em 2010, ambos se enfrentaram em uma final valendo o título da Copa do Nordeste, competição que naquele ano, retornava ao calendário dos clubes nordestinos após um período de seis temporadas sem seu acontecimento.

Com datas paralelas a outros torneios daquele ano como a Série A do Brasileirão, Copa do Brasil e Copa do Mundo, o Nordestão teve início para o Rubro-Negro no dia 9 de junho com a derrota em 1 a 0 para o CRB. Vitória e ABC chegaram a se enfrentar na segunda rodada no Barradão, em jogo que terminou em 2 a 2. Classificado para a final da Copa do Brasil, o Leão aproveitou para jogar com parte dos titulares em alguns dos sete jogos feitos entre o período junino e o mês de julho.

Após o retorno da Copa do Mundo e a final da Copa do Brasil, algumas partidas ainda ocorreram simultâneo ao Brasileiro. Na Série C, o time potiguar conquistou o título no mês de novembro, enquanto na primeira divisão, o Leão cambaleava até a última rodada. Com um time B na semifinal, o Decano derrotou o CSA no Barradão e foi ao encontro dos alvinegros na finalíssima ocorrida no dia 1° de dezembro, em Natal-RN.

Com o Frasqueirão lotado, o time comandado pelo técnico Ricardo Silva derrotou o ABC por 2 a 1. O jogo ocorrido em uma quarta-feira, antes do rebaixamento rubro-negro naquela temporada, premiou o Leão pela quarta vez com um título oficial da Copa do Nordeste. O time da casa balançou as redes pela primeira vez, aos 12 minutos, e encaminhava sua conquista para a tríplice coroa. Porém, aos 31′, Kleiton Domingues recebeu na área, despachou a defesa alvinegra e empatou o jogo. Também veio de Kleiton Domingues, o início do gol do título. Foi ele quem desfez a defesa adversária, em um lance de habilidade, e cruzou para Marcôni garantir a quarta taça leonina.

Interessado em saber mais sobre a história rubro-negra? Adquira o livro Memórias do Esporte Clube Vitória! Entre em contato via @memoriasdoecvitoria no Instagram e @MemoriasDoECV no Twitter.


Deixe sua opinião