Início Colunas Memórias do Leão Escudos do Vitória: os escudos modernos

Escudos do Vitória: os escudos modernos

2768

Matéria escrita em colaboração com Caio Fernandes Barbosa

A contemporaneidade trouxe para as camisa do Vitória, novos brasões que findaram a marca rubro-negra de vez no imaginário do futebol. Respaldados pela tradição, os escudos que vieram na fase contemporânea do Vitória – da metade do século XX para os dias atuais – tem muitas semelhanças e continuam um processo que vem dos mais antigos como os escudos de letras SCV.

Seguindo o curso de sua história, após adotar um símbolo de forma medieval suiça entre os anos 30 e 40, o Vitória retornou com um símbolo de forma aproximada em suas camisas a partir de 1959, ano em que deixa para trás o simples monograma SCV. As letras estilizadas no escudo vermelho em cima e preto embaixo, eram acompanhadas de um contorno branco. O escudo permaneceu na camisa do Leão durante cerca de 20 anos, com pequenas variações estilísticas nas letras, ou com traços dentro do escudo e também na cor da borda. Foi nesta época que o Decano disputou a Taça Brasil e também edições do Campeonato Brasileiro, colocando seu escudo de vez no mapa do futebol nacional.

Mas esses 20 anos com o novo escudo foram interrompidos por volta de 1980. Um ano antes, o clube completou 80 anos e usou de novos desenhos do velho escudo náutico para imprimir souvenirs comemorativos. No ano seguinte, o Vitória retoma com o escudo náutico, de cor branca, contendo a tradicional bandeira rubro-negra e modificações nos esportes representados do clube. O bat de criquete sai, subistituído por uma segunda raquete de tênis. O que nos sugere que a ilustração comemorativa do título de 1953, onde aparecem duas raquetes de tenis cruzadas, tenha influído na percepção do símbolo náutico nos anos 1980. Naquele ano, o time foi campeão baiano após um jejum e o escudo náutico segue entre os anos de 1981 a 1983 com variações detalhísticas em relação ao de 1980, a exemplo da cor da corda. No ano de 1983, houveram alternações entre o escudo náutico e o escudo de brasão suiço.

Os anos 80 segue com o Vitória reinventando seus antigos símbolos. Se nos anos 50, usava-se apenas as letras SCV, a partir de 1985 começou a ser usado as letras ECV na camisa, que acompanharam o Leão no restante da década após o título baiano e pararam de ser usadas somente após a fabulosa campanha do Brasileirão de 1993. Em 1994, o clube retoma ao seu escudo suiço, com borda preta e branca. No ano 2000, um traço branco divide as cores vermelha e preta dentro do escudo e é adicionado o ano de fundação do clube embaixo do brasão. Já em 2009, o traço branco não aparece mais no escudo. Em 2018, o Vitória retirou o ano de fundação debaixo do símbolo.

Um novo escudo náutico chegou a ser desenhado em 1999 por ocasião do Centenário, trazendo o nome ‘Brasil’ na parte debaixo, em diferenciação ao antigo escudo náutico em que havia escrito ‘Bahia’. Este novo símbolo, passa a ser usado oficialmente para terceiras camisas e camisas comemorativas, a exemplo da própria camiseta do Centenário.

Obs: Colaboraram para esta pesquisa: Ângelo Alves, André Luis Oliveira e Lucas Gramacho


Deixe sua opinião