Início Colunas Memórias do Leão Há 47 anos: Vitória vencia seu primeiro ‘Nordestão’

Há 47 anos: Vitória vencia seu primeiro ‘Nordestão’

0

Multicampeão do Nordeste, o Vitória conquistou títulos memoráveis da Copa do Nordeste entre os anos de 1990 e 2000. No entanto, o primeiro ‘Nordestão’ do clube, foi conquistado em 1976. Após o fim de uma temporada razoável no Brasileirão, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) realocou diversas equipes nordestinas no Torneio José Américo de Almeida Filho, que já havia ocorrido também no ano de 1975.

Após ter passado tranquilamente pela primeira fase no mês de novembro, o Vitória fez os jogos decisivos do torneio no mês seguinte, até chegar a finalíssima no dia 18 de dezembro. No antigo estádio do Castelão, em Natal (RN), o Leão, que derrubou o Botafogo-PB na semifinal, enfrentou o América-RN, time que havia eliminado o próprio rival, o ABC nos pênaltis. Ao todo, 6.860 pessoas estiveram presentes na principal praça esportiva natalense naquele sábado setentista.

Já sem os astros da temporada, como os argentinos Fischer e Andrada, coube ao Vitória ser campeão naquele dia com o prodigioso futebol de suas jovens promessas. Em campo, o Vitória só tomou leves sustos nos chutes de Alberi. Mas logos aos 20′, inaugurou o marcador após Zé Júlio dar combate a um lateral adversário e tocar para Geraldão, quase sem ângulo, balançar as redes pela primeira vez naquele dia. No segundo tempo, o próprio Zé Júlio, foi quem marcou. Dessa vez, sua sapiência foi mais forte que a dois atletas do América, além do próprio goleiro que não deteve seu chute na saída de gol.

Com 2 a 0 no placar, o jogo se encaminhava para o consagrado título regional do Vitória. Zé Júlio, no entanto e no encanto, ainda aproveitou a falha da defesa americana para marcar o terceiro e decretar o placar final em 3 a 0 para o Vitória. Terminado o jogo, a conquista estava oficializada, e o Vitória levantou a taça de seu primeiro ‘Nordestão’.

Ficha técnica:

América-RN 0 x 3 Vitória
Data: 18/12/1976
Local: Estádio Castelão, Natal-RN
Árbitro: Gilson Ramos Cordeiro- PE
Público: 6.860
Renda: Cr$ 82.961,00
Gols: Zé Júlio (2), Geraldão
América: Cicero, Olimpio, Ivan Xavier, Odelio e Alberto; Washington e Alberi;
Jangada (Davi), Garcia (Marinho), Santa Cruz e Ivanildo. Técnico: Sebastião Leônidas.
Vitória: Williams, Jurandir, Joãozinho, Valter e Teixeira; Paulo Roberto, Léo Oliveira e Valdo; Zé Júlio, Geraldão (Joel) e Ferreti (Leninho)
Técnico: Denilson Custódio.

Interessado em saber mais sobre a história rubro-negra? Adquira o livro Memórias do Esporte Clube Vitória! Entre em contato via @memoriasdoecvitoria no Instagram e @MemoriasDoECV no Twitter.


Deixe sua opinião