Início Colunas Memórias do Leão Joel Mendes… o goleiro da Bola de Prata

Joel Mendes… o goleiro da Bola de Prata

0

O Vitória realizou em 1974 uma das suas melhores campanhas em disputa de Campeonato Brasileiro. Não poderia fazê-la sem a presença de craques que abrilhantaram o peso da camisa vermelha e preta como Mário Sérgio, Osni e André Catimba. Porém, a campanha que levou o Leão próximo das finais também não seria possível sem a presença de Joel Mendes. Goleiro de estatura média e uma temporada só, venceu a Bola Prata na fatídica trajetória rubro-negra naquele ano.

Joel João Mendes nasceu em Timoneira, no dia 25/06/1946. Goleiro desde o ano de 1964, ele chegou ao Vitória cerca de dez anos depois. Emprestado pelo Santos após anos de destaque no Coritiba, o goleiro de 27 anos garantiu-se debaixo das traves com seu 1,75m de altura após o Vitória pagar Cr$ 50.000 ao alvinegro paulista pela sua vinda no mês de março de 1974.

Naquele ano, o Campeonato Brasileiro fora disputado durante o primeiro semestre. Joel esperava atender as expectativas locais por um goleiro firme. Desde a saída de Detinho em 1969, a torcida do Leão da Barra não assumira mais nenhuma idolatria por guarda-redes até aquele ano. Foi só pegar ritmo em algumas partidas pelo Decano e conseguiu uma boa aparição entre março e julho. Nos 24 jogos daquele Brasileirão, o clube tomou apenas 19 gols e Joel foi indicado para a seleção do campeonato, cujo o critério para um jogador ser escolhido era de disputar ao menos 17 jogos.

A revista Placar junto a Rede Tupi o escolheu ao invés dos argentinos Andrada (Vasco) e Cejas (Santos), e divulgou a lista dos melhores da competição antes das finais. Na posição mais solitária do futebol, Joel sagrou-se Bola de Prata pelo Vitória, que terminou o campeonato em 8° colocado após ser eliminado na Fonte Nova em um empate sem gols com o Vasco. Volta por cima para Joel, que foi desacreditado no Corinthians e não se firmou na Portuguesa antes de chegar na Boa da Terra e volta por cima para o Vitória, que emplacou sua primeira grande campanha em um campeonato nacional, tendo também os atletas Osni e Mário Sérgio entre os Bola de Prata da temporada.

Contra Andrada e Cejas, Joel Mendes se garantiu e levou a Bola de Prata de 1974 defendendo o Vitória. (Foto: Placar)

Sem dinheiro, o Vitória não pode comprá-lo devido ao alto valor de seu passe, estipulado em Cr$ 400.000. Logo, ele voltou para o Santos antes do Baiano daquele ano. Joel Mendes também teve passagens pelo Bahia e Santa Cruz e encerrou a carreira no Colorado-PR em 1982.


Deixe sua opinião