Início Colunas Memórias do Leão Os mantos do Leão: a camisa secundária no Brasileirão de 74

Os mantos do Leão: a camisa secundária no Brasileirão de 74

0

 No ano de 1974 o Vitória fez uma ótima campanha no Campeonato Brasileiro, tendo sido derrubado apenas em jogo decisivo contra o Vasco na Fonte Nova, que resultou em 0 a 0. Mesmo obtendo a 8° posição na colocação geral – de 40 participantes -, a participação rubro-negra ficou marcada na primeira década da nova competição nacional.

Foi neste ano, que o clube vestiu uma de suas mais bonitas camisas na cor branca, que era acompanhada também por listras nas cores vermelha e preta. Em anos da mesma década, como 1972 e 1976, o clube chegou a utilizar o padrão secundário as listras e o escudo centralizado, mas não era esse o modelo utilizado em 1974.

O ídolo Mário Sérgio utilizando a camisa.

Diferentemente dos tempos atuais, onde muitas camisas do segundo padrão do Vitória, possuem a cor branca livre de listras, no século XX, o Vitória utilizou pelo menos desde os anos 30, camisas brancas com as listras rubro-negras presentes, tendo sido este, o design mais utilizado até meados de 1985, quando o segundo padrão não possuía as listras e sim detalhes rubro-negros.

A camisa de 1974 ficou marcada pela campanha no Brasileirão e foi vestida por diversos ídolos do clube. O time base do Leão da Barra nesta 4° edição era composto por: Joel Mendes; Roberto, Dutra, Vavá (Valter) e Jorge Valença; Paulo, Gibira (Luciano) e Davi (Paim); Osni, André Catimba (Evilásio) e Mário Sérgio (Natal). Destes, dez já integravam o elenco no ano anterior e seis no ano de 1972.


Deixe sua opinião