Início Colunas Memórias do Leão O bicampeonato invicto de 1908-09

O bicampeonato invicto de 1908-09

239

Mesmo com o ‘boom’ de títulos estaduais vivenciado pelo Vitória nas últimas décadas, as primeiras taças do clube foram conquistadas ainda no período fértil do futebol na Bahia. 29 vezes campeão do Campeonato Baiano, do qual foi um dos fundadores em 1905, o Leão venceu pela primeira vez o título máximo da categoria em 1908.

Após Zuza Ferreira trazer o ‘football’ para a Boa Terra no início do século XX, foi criada em 1905 a Liga Bahiana de Desportos Terrestres, responsável pelo futebol baiano, e que tinha o fundador do Vitória, Artêmio Valente, como vice-presidente. O Internacional de Cricket venceu o primeiro campeonato, enquanto o São Salvador levantou a taça nos anos de 1906 e 1907. Neste último, o Vitória chegou a conquistar o campeonato de segundos quadros, disputado pelas mesmas equipes com um elenco alternativo. O ano também marcou a inauguração do Campo do Rio Vermelho, onde se passou a disputar os jogos.

Já em 1908, sob a presidência de Alberto Martins Catharino, também jogador e que bancava as despesas de jogo do clube, o Leão da Barra voltou a vencer o campeonato de segundos quadros, sendo esse o seu primeiro bicampeonato. Já nos primeiros quadros, o Decano se sobressaiu diante de Santos Dumont e São Salvador. Campeão invicto em ambas as ocasiões, o clube organizou uma festa para a torcida em sua sede no Porto da Barra.

Convite do Vitória para a festa do título de 1908. (Foto: Um menino de 84 anos)

Não foi diferente em 1909, quando o Vitória disputou o campeonato novamente diante do Santos Dumont e São Salvador e invicto mais uma vez, conquistou o primeiro bicampeonato do clube. Nos segundos quadros, o Leão venceu mais uma vez e se sagrou tricampeão.

O Vitória voltaria a vencer o campeonato de segundos quadros em 1912, e o Campeonato Baiano somente no ano de 1953.


Deixe sua opinião