Início Colunas Memórias do Leão Os BaVi’s marcantes do estádio de Pituaçu

Os BaVi’s marcantes do estádio de Pituaçu

2158

Inaugurado no ano de 1978 com o nome de Estádio Metropolitano Governador Roberto Santos, o Pituaçu, nome popular da praça esportiva recebeu alguns BaVi’s entre a década de 90 e os anos 2000. Há cerca de 25 anos recebendo o clássico-mor do futebol baiano, a cancha já teve jogos com mando tanto do Vitória, quanto do Bahia. Abaixo lembraremos de alguns confrontos entre os dois clubes e que marcaram a história recente do estádio.

1 – Vitória 2 x 0 Bahia (02/04/1995)

O primeiro clássico BaVi disputado em Pituaçu aconteceu em abril de 1995. Pelo Campeonato Baiano, os clubes enfrentaram-se com mando de campo neutro e o Leão levou a melhor derrotando o arquirrival pelo placar de 2 a 0. Mais de 18 mil pessoas compareceram nas arquibancadas, a maioria rubro-negros que viram a vitória ser concretizada primeiro com o gol de pênalti de Ramon Menezes, após o mesmo ter sofrido a penalidade de Lima Sergipano, e depois com tento marcado por Dão em bela troca de passes no meio da defesa tricolor.

2 – Bahia 0 x 1 Vitória (12/04/1995)

Ainda em abril de 1995, o Vitória derrotou o Bahia novamente em Pituaçu, dessa vez pelo placar de 1 a 0. Após empate em 2 a 2 no BaVi no Barradão, três dias antes, o Leão despachou o rival por um placar magro, em confronto válido pela semifinal da 2° fase do Baianão. Ou seja, este foi o primeiro clássico decisivo ocorrido no estádio. O Vitória se sagrou campeão da fase dias depois diante do Fluminense de Feira.

3 – Bahia 1 x 2 Vitória (26/04/2009)

Após reformas realizadas no estádio, os clássicos voltaram a ser disputados no Pituaçu em 2009. No primeiro deles, Bahia e Vitória ficaram empatados com o placar de 0 a 0, ainda no mês de março. Já no mês de abril, pelo jogo de ida da final do Campeonato Baiano. Novamente Ramon Menezes entrou em campo pelo Leão e estreou o placar de cabeça. O Bahia chegou a empatar o jogo ainda no primeiro tempo com Reinaldo Alagoano de rebote. No segundo tempo, Apodi foi derrubado na área e Ramon marcou de pênalti para decretar a vitória que garantiria o título rubro-negro no jogo seguinte. Em campo, o rival chegou a ter o lateral Patrício expulso, mas depois do apito final, o volante Vanderson, do Decano, e o goleiro Fernando, do time tricolor, receberam o cartão amarelo por desentendimento.

4 – Bahia 0 x 1 Vitória (25/04/2010)

Jogadores rubro-negros cavaram a cova do rival após o gol de Júnior Diabo Lôro.

Novamente pela final do Campeonato Baiano, Vitória e Bahia enfrentaram-se no Pituaçu no jogo de ida. Durante o ano, os dois clubes já haviam se confrontado no estádio com uma vitória para cada lado. A final foi disputada com nomes de peso. Ramon comandando o time rubro-negro e Edilson Capetinha a frente do elenco tricolor. Mesmo com as duas presenças, o nome da tarde foi de Júnior Diabo Lôro, que recebeu passe de Elkeson, girou e chutou uma bola que bateu no travessão antes de morrer nas redes do rival. Falando em morrer, a comemoração foi cavando a cova do Tricolor que logo completaria seu 9° campeonato sem título. A vitória por 1 a 0 garantiu a taça ao Leão da Barra no jogo de volta.

5 – Bahia 1 x 5 Vitória (16/06/2010)

Pelo Nordestão, o Vitória venceu o rival com tranquilidade por 5 a 1 em junho de 2010.

Ainda em 2010, na caminhada para o seu último título da Copa do Nordeste, o Vitória goleou o Bahia no estádio de Pituaçu. Em noite inspirada, o Leão começou ganhando com gol de cabeça de Vilson, depois com Fernando em chute de fora da área. Renan Oliveira marcou o terceiro de peixinho e Lenílson de voleio emendou o quarto tento. O rival diminuiu com Bebeto, mas Renato ainda fez o quinto gol e fechou a goleada.

Estatísticas do clássico

Ao todo, 15 clássicos já foram disputados no Pituaçu. O Vitória venceu sete deles e empatou cinco vezes. Somente três vezes deu zebra. O Leão tem 21 gols contra 14 do rival, seis gols de saldo. O maior artilheiro rubro-negro em clássicos no estádio é Ramon Menezes com quatro tentos, seguido de Neto Baiano, Schwenck e Juan, cada um com dois gols marcados.

*Agradecimentos a Rogério Silveira pela pesquisa


Deixe sua opinião