Início Colunas Memórias do Leão Os mantos do Leão: a camisa reserva de 2000

Os mantos do Leão: a camisa reserva de 2000

0

 Em mais uma semana de nossa coluna aqui no Arena Rubro-Negra, relembraremos mantos históricos do Leão. Dessa vez, voltamos ao ano 2000, o último do século XX e primeiro deste milênio, para relembrar a segunda camisa do clube. A peça, feita pela Topper, foi utilizada bastante em jogos do Brasileirão e permaneceu entre os uniformes até meados de 2001.

 O ano 2000 começou no mês de janeiro pro Esporte Clube Vitória com a Copa do Nordeste. O campeão da competição foi o Sport e o decano ficou com o vice-campeonato, mas ainda usando as camisas do ano anterior, que continha uma homenagem aos 450 anos da cidade Salvador. Para o ano de 2000 foi lançado um novo modelo de camisetas. O primeiro uniforme era de listras vermelhas e pretas com o brasão do clube estampado no peito esquerdo e o da marca esportiva ao lado direito. A camisa de treino continha o símbolo do patrocinador no lado direito e no lado esquerdo, e o brasão ao centro. Já na camisa secundária, estava o brasão e a marca do patrocinador estampados ao centro, dentro de uma linha de cor preta.

Aspirantes do Vitória utilizando a camisa. (Foto: Blog do Newton Mota)

Os novos uniformes foram lançados na época do Campeonato Baiano, mas há a possibilidade deste uniforme secundário ter estreado apenas no Copa João Havelange (Brasileirão daquele ano). Pela competição nacional, o manto aparece logo na 3° rodada em derrota de 2 a 1 para o Santa Cruz, no Arruda. Ao longo do torneio, a única vitória com a camiseta foi o 3 a 2 sob o América-MG, com um gol marcado por Vitor e outros dois por Sinval. O Leão ainda chegou a usá-la em sua última rodada, em derrota para o Flamengo pelo mesmo placar, no Maracanã.

A camisa que figurou principalmente no ano de 2000, chegou a ser usada em algumas partidas do ano seguinte e aparece bastante em registros das competições de base. Logo em 2001 veio as novas camisetas, e a secundária com listra preta no centro foi substituída por uma mais lisa, com escudo no centro e com o vermelho e o preto nas laterais.

Interessado em saber mais sobre a história rubro-negra? Adquira o livro Memórias do Esporte Clube Vitória! Entre em contato via @memoriasdoecvitoria no Instagram e @MemoriasDoECV no Twitter.


Deixe sua opinião